Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Quinta - 17 de Março de 2005 às 06:30

    Imprimir


Brasília - O ministro da Saúde, Humberto Costa, e o secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, iniciam hoje às 10 horas as atividades em torno do Dia Mundial de Luta Contra a Tuberculose, comemorado em 24 de março. Na ocasião, além de reapresentar a campanha publicitária "Tuberculose tem remédio", o ministro e o secretário falarão sobre as novas ações para o combate à doença, cujo controle é prioridade para o governo federal.

Protagonizada pelo ator Pedro Cardoso, a campanha voltará a ser exibida nesta quinta (17) até o próximo dia 24. O alerta irá especialmente para aquelas pessoas que apresentam tosse há mais de três semanas ininterruptas, sintoma que pode indicar tuberculose. Elas devem procurar, imediatamente, o posto de saúde mais próximo. Os objetivos da campanha publicitária são aumentar a detecção de casos, elevar o percentual de cura e reduzir o abandono de tratamento, principais eixos do Programa Nacional de Controle da Tuberculose (PNCT) que conta hoje com o maior investimento dos últimos dez anos. Até 2007, serão aplicados R$ 119,5 milhões.

A tuberculose é uma doença grave, transmitida pelo paciente ao falar, espirrar ou tossir, por meio das gotas de secreção respiratória que se propagam pelo ar. Causada por um microorganismo, o bacilo de Koch, cientificamente chamado Mycobacterium tuberculosis, a enfermidade pode atingir todos os órgãos do corpo, em especial os pulmões. O tratamento, que dura seis meses, não pode ser abandonado em hipótese alguma.

O Brasil integra o grupo dos 22 países que concentram 80% dos casos de tuberculose registrados no mundo. No entanto, quando se relaciona com a população, construindo-se a taxa de incidência, o país ocupa o 85º lugar. Segundo dados da Secretaria de Vigilância em Saúde, cerca de 6 mil pessoas morrem todos os anos no Brasil em decorrência da tuberculose. Nos últimos anos, a média de detecção foi de 85 mil novos casos.

Com informações do Ministério da Saúde.




Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/352375/visualizar/