Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 15 de Março de 2005 às 21:44
Por: Pedro Z. Malavolta

    Imprimir


São Paulo – As 1.751 demissões de funcionários da Fundação Estadual para o Bem Estar do Menor de São Paulo, ocorridas em fevereiro, fazem parte de um projeto de reformulação da fundação, iniciado em agosto do ano passado, quando a instituição deixou de ser vinculada à secretaria de Educação e passou para a Secretaria Estadual de Justiça e Defesa da Cidadania. O secretário de Justiça, Alexandre de Moraes (PFL), também passou a acumular a presidência da fundação.

Criada em dezembro de 1973, a Fundação Estadual de Promoção Social do Menor de São Paulo passou a se chamar Febem em 1976. A instituição fazia parte do Programa Nacional do Bem Estar do Menor criado em 1964 pelo governo militar e que instituía a Funabem (Fundação Nacional do Bem Estar do Menor). Em 1976, também começou a construção da estrutura física da fundação paulista, privilegiando a construção de grandes unidades, como as da Rodovia Raposo Tavares e da Rodovia dos Imigrantes que chegaram a ter mais de dois mil internos.

A reformulação iniciada em agosto pelo governo estadual pretende diminuir o tamanho das unidades e resgatar a natureza do atendimento prestado, separando as equipes de segurança dos profissionais que têm contato diário com os jovens. O governo busca também diminuir os índices de reincidência criminal dos jovens. Segundo o Sindicato dos Trabalhadores da Febem (Sitraemfa), que afirma ter usado dados do Censo Carcerário, 19% dos jovens que saem das Febem retornam a ela e 15% da população carcerária do estado já esteve internada em alguma unidade da Febem.





Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/352637/visualizar/