Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Quinta - 22 de Novembro de 2012 às 08:06
Por: Marcos Couitnho

    Imprimir


O grupo formado pelos 18 vereadores eleitos no dia 7 de outubro, em reunião no Café do Porto, deu uma demonstração de que está de fato coeso, reafirmou a proposta de renovação da mesa diretora, ganhou a adesão do vereador Adevair Cabral (PDT), que estaria disposto a abrir mão de uma candidatura em prol do consenso, contou com o apoio "informal" dos dois vereadores do PTB (Dilmeário Alencar e Leonardo de Oliveira) e discute um nome de consenso, uma "terceira via de consenso".

Em síntese, o grupo dos novados e de alguns reeleitos passou a discutir uma forma madura de escolher a nova composição da mesa de forma consensual, isolando politicamente o atual presidente do Legislativo, Júlio Pinheiro, que sonha em disputar novamente o cargo. Todavia, se o grupo dos novos vereadores mantiver a coerência e a maturidade, o projeto político de Pinheiro será frustrado, apesar de ele contar com o apoio do prefeito Chico Galindo (PTB).

A "participação" informal de Dilemário Alencar e de Leonardo do Oliveira no encontro realizado no Café do Porto, cujo anfitrião foi o vereador Mário Nadaf (PV), é sintomática e deixa claro que, se nada mudar no jogo, o atual presidente da Câmara dos Vereadores ficará em situação desconfortável e ainda mais desgastante. Aliás, é bom que se diga, o desgaste político de Pinheiro é mais do que evidente, mas em se tratando de mesa diretora nunca é bom cantar vitória antes do tempo, sobretudo, enquanto a chapa não estiver consolidada e os que não forem ocupar cargos mantiverem os acordos firmados agora para para a próxima sucessão.

Nos bastidores do "grupo dos novatos", uma candidatura já foi colocada: a de João Emanuel (PSD), campeão de votos na eleição de outubro. Mas ser o número 1 em termos de votos populares contará pouco se ele não conseguir articular uma chapa de consenso.  Outro fato a ser destacado é o despreendimento do vereador Adevair Cabral, que aceitou o convite de Nadaf e, de forma serena e humilde, se colocou na condição de "um igual", apesar de ter obtido 4.554 votos. Mas vale ressaltar que na sucessão da mesa diretora, o voto de cada vereador, independente de sua votação nas urnas, tem o mesmo peso.

Segundo fontes do Olhar Direto, também participaram do encontro os vereadores eleitos Adilson de Levante (PSB), Haroldo Kuzai (PMDB), Faissal Kalil (PSB), Markrean dos Santos Silva (PRTB), Maurélio Ribeiro (PSDB),
Francisco Carlos Amorim Silveira (PR), Onofre Júnior (PSB), Ricardo Saad (PSDB), Renivaldo do Nascimento (PDT),
Allan Kardek (PT), Lídio Barbosa (PTdoB), Emanuel Mussa Amui Pinheiro (PRP), Wilson Nonato Silva (PRP), Arilson da Silva (PT) e Oséias Machado de Oliveira (PSC).

Vereadores ausentes foram Júlio Pinheiro (PTB), Clovito (PTB), Domingos Sávio (PMDB), Toninho de Souza (PSD) e Lueci Ramos (PSDB).






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/35525/visualizar/