Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Quarta - 21 de Novembro de 2012 às 14:59
Por: KLEVERSON SOUZA

    Imprimir


Assessoria

O reajuste na tarifa e a falta de energia elétrica em alguns bairros de Cuiabá e do interior de Mato Grosso nas últimas semanas serão discutidos pelos deputados estaduais com o interventor da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) nas Centrais Elétricas Mato-grossenses (Cemat), Jaconias Aguiar, durante a reunião do Colégio de Líderes da próxima terça-feira (27), a partir das 15 horas.

A reunião foi solicitada pelos parlamentares em função da reclamação da população mato-grossense acerca do reajuste na tarifa observada nas últimas duas contas e a falta de energia elétrica no Estado. “Recebemos algumas reclamações e imediatamente, entramos em contato com a Rede Cemat e agendamos reunião com o interventor, Jaconias Aguiar, para esclarecer e discutir além destes dois temas, a situação da empresa”, confirmou o presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva (PSD).

Riva explicou que nas últimas semanas, recebeu reclamações de inúmeras pessoas principalmente quanto ao valor da tarifa de energia. “Existe um grande questionamento sobre o aumento das tarifas de energia, que ficaram elevadas nos últimos meses. Além de ouvir, vi na imprensa diversas reclamações da população e o mínimo que a Assembleia Legislativa pode fazer é chamar a diretoria da Rede Cemat para debater o assunto”, argumentou.

Contatos também serão feitos com a Aneel e Governo do Estado para discutir o que pode ser feito para reduzir a tarifa de energia elétrica. “Não justifica o aumento da forma que ocorreu. Por isso, vamos debater a exaustão este assunto para esclarecer e encontrar alternativas”, revelou.

O aumento da tarifa de energia elétrica foi de 9,54% e passou a valer em setembro deste ano. De acordo com a Assessoria de Imprensa da Cemat, todos os anos, o reajuste é determinado pela legislação da Aneel e acontece no Estado em abril. Em 2012, seria de 2,62%. Porém, em função de dívidas da empresa com encargos federais, a elevação tarifaria ficou suspensa.

Além de não aplicar o reajuste, segundo a Cemat, ocorreu ainda a redução no valor da tarifa de abril a agosto, e a população pagou a chamada ‘tarifa reduzida’. Com a autorização do Governo Federal para a intervenção, a empresa foi liberada para aumentar o preço da energia elétrica. A Assessoria de Imprensa explicou ainda que a elevação foi de 9,5%, pois nos cinco meses anteriores, o pagamento foi da tarifa básica.

Ainda no mês de setembro, a presidente da República, Dilma Rousseff (PT), anunciou a redução de 16,2% da tarifa de energia elétrica para o próximo ano com a extinção de encargos que são cobrados atualmente. A diminuição do valor também reduzirá as contas dos mato-grossenses em 2013.

FALTA DE ENERGIA – Sobre a falta de energia em Cuiabá e no interior do Estado nas últimas semanas, o presidente da Assembleia Legislativa também revelou que os parlamentares desejam ter conhecimento sobre as interrupções.

“Já ouvi dizer que a Cemat tem sido obrigada a fazer cortes de energia em função das obras da Copa do Mundo, mas não temos certeza e queremos conhecer os motivos pelas interrupções que estão acontecendo também no interior do Estado”, pontuou Riva.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/35593/visualizar/