Repórter News - www.reporternews.com.br
Tecnologia
Segunda - 28 de Fevereiro de 2005 às 15:02
Por: ANDRÉ MICHELLS

    Imprimir


A lei aprovada no final do ano passado, que imputa ao Centro de Processamento de Dados do Estado (Cepromat), a missão de gerir todo o sistema de informações do Governo e suas respectivas secretarias, autarquias, órgãos, fundações e empresas públicas, começa a ser colocada em prática. Depois de um processo de reestruturação, realizado durante todo o ano de 2004, pela atual administração, o Cepromat coloca em ação o Datacenter (Central de Processamento e Armazenamento de Informações).

De acordo com a diretoria da empresa, o sistema visa evitar desencontros e desperdícios na gestão das informações. “O que acontecia era que cada secretaria fazia seu investimento em estrutura e sistemas e não se tinha uma linguagem uniforme, sem falar na disparidade entre elas. Há secretarias que não tem tantos recursos e que, por isso, acabam ficando alijadas do processo”, diz o diretor de gestão de tecnologia de informação, Divino Silva. A meta, com o novo sistema, é justamente que todos os setores do governo tenham acesso as informações e às novas tecnologias. “Estamos democratizando o acesso”, argumenta Divino.

Para o secretário de Planejamento do Estado, Yenes Magalhães, é uma ótima oportunidade para o Cepromat mostrar sua grande importância na administração pública. “A idéia deste governo era acabar com a empresa mas, aos poucos, convencemos o governador a desistir da idéia. É um voto de confiança, em reconhecimento ao bom trabalho que vem sendo realizado sob o comando do Adriano Niehues. Segundo o secretário, depois da implantação do sistema, a meta é levar os serviços para o interior.

SUPERCOMPUTADOR – No ano passado foi adquirido um computador de grande porte (ZOS 890) produzido pela IBM, capaz de suportar toda a demanda do estado. O Cepromat foi a primeira empresa na América do Sul a adquirir a máquina, considerada a mais moderna da categoria. Segundo a direção, o equiapamento vai acabar com problemas de sobrecarga e quedas de sistema, pelo menos na parte que toca ao Cepromat.

È que quando há uma queda de sistema na Embratel, por exemplo, não tem equipamento que consiga se manter na rede. Se a queda for na Brasil Telecom, idem, explica Divino Silva. “Isso já está sendo solucionado, as quedas serão coisas do passado. Estamos assinando convênios com as operadoras para que uma assuma o sistema quando a outra tiver problemas de conexão. Isso vai elevar nossa capacidade de atendimento para um nível de excelência, compatível com o que há de mais moderno no mercado”, analisa.

Para deliberar sobre as metas, projetos e ações do Datacenter, foi criado um conselho que reúne as secretarias de Planejamento, Fazenda e Administração, além da Auditoria Geral e, claro, o Cepromat. O conselho tem a função de dirigir a política estadual de informação.

Nesta terça-feira, a partir das 16h, no auditório da Secretaria de Infra-estrutura (SINFRA), o presidente do Cepromat, Adriano Niehues e o secretario Yênes Magalhães apresentam os projetos a serem realizados este ano, além de prestarem contas do que foi feito no ano passado. Segundo Niehues o Cepromat está inaugurando uma nova era na tecnologia de informação do Estado. “Queremos tornar o Cepromat uma empresa fundamental na administração pública de Mato Grosso”, finaliza.

AGENDA SECOM:

ENCONTRO DE PRESTAÇÃO DE CONTAS DO CEPROMAT

AÇÕES REALIZADAS EM 2004 E PROJETOS PARA 2005

LOCAL: AUDITÓRIO AS SINFRA

HORÁRIO: 16H



DATA: 01.03.05

CONTATO: ADRIANO NIEHUES – PRESIDENTE

CONTATO II: YÊNES MAGALHÃES – SEC. PLANEJAMENTO

ASSESSORIA: ANDRÉ MICHELLS – 8117 7299





Fonte: Assessoria/Cepromat

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/356469/visualizar/