Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 25 de Fevereiro de 2005 às 18:25
Por: Graziela Sant'Anna

    Imprimir


Brasília - A Controladoria-Geral da União (CGU) constatou irregularidades em 50 dos 60 municípios fiscalizados em dezembro de 2004. As fraudes e desvio de dinheiro público foram praticados pelos prefeitos da gestão anterior. Os dez municípios restantes apresentaram problemas administrativos.

O sub-controlador Geral da União, Jorge Hage Sobrinho, disse em entrevista à Rádio Nacional AM que há diversas irregularidades, como notas fiscais frias, obras inacabadas ou não existentes, despesas sem comprovação, superfaturamento de obras e empresas fantasmas, mas as maiores fraudes são nas licitações.

"Em uma prefeitura da Bahia, o pagamento de R$ 155 mil feito a uma empresa que aluga tratores foi sacado pelo sócio-proprietário. Ele desdobrou o cheque em parcelas e depositou na conta pessoal do prefeito, do secretário de Finanças e do presidente da Comissão de Licitação. Isso é um indício muito claro e óbvio de corrupção", afirmou.

Sobrinho informou que, para diminuir o número de fraudes, a CGU inicia neste ano um programa de orientação aos novos prefeitos. "No momento em que 5,6 mil municípios têm novos prefeitos, alguns deles sem ter experiência e vivência da coisa pública, vamos iniciar um programa de capacitação, treinamento, esclarecimento e assessoramento para ver se a nova leva de administradores no nosso país apresenta um resultado mais alentador", ressaltou.

As irregularidades serão encaminhadas ao Ministério Público, à Advocacia Geral da União, ao Tribunal de Contas da União e ministérios gestores de cada programa. Até hoje, a CGU já fiscalizou 681 municípios. A cada mês, 60 municípios são sorteados.





Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/357245/visualizar/