Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Terça - 23 de Novembro de 2004 às 10:58

    Imprimir


O prazo de assinatura do termo de adesão ao Programa Universidade para Todos (ProUni) foi prorrogado para sexta-feira, até às 18h.

Já aderiram ao ProUni 1.208 universidades privadas que apresentaram propostas de concessão de bolsas de estudos a estudantes carentes. Uma comissão interministerial está encarregada de analisar os processos.

Pode se candidatar às bolsas do ProUni o estudante que tenha cursado o ensino médio em escolas da rede pública ou em instituições privadas como bolsista integral. O programa destina-se, também, a portadores de necessidades especiais, independentemente de terem estudado em escola pública, e estudantes que atuem como professores de educação básica, desde que concorram a vagas em curso de licenciatura ou pedagogia.

O programa destinará bolsas de estudo integrais e parciais de 50% (meia-bolsa) para cursos de graduação e seqüenciais de formação específica em instituições privadas de ensino superior, com ou sem fins lucrativos. As instituições que assinarem o termo de adesão estarão isentas do Imposto de Renda Pessoa Jurídica, da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) e do Programa de Integração Social (PIS).

As inscrições serão feitas pela internet. O resultado da primeira etapa deve ser divulgado em 13 de dezembro. Haverá uma segunda etapa, com os candidatos que não foram pré-selecionados na primeira, com inscrições de 14 a 17 de dezembro. O resultado está previsto para 21 de dezembro.

Enem - Para o estudante, a porta de entrada no ProUni é o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O número de inscrição no Enem será exigido no processo seletivo do ProUni. Os estudantes que não participaram do Enem de 2004 só poderão concorrer ao ProUni no próximo ano, após se submeter ao exame do Enem.

Para pleitear bolsa integral, o estudante deve comprovar renda familiar per capita de, no máximo, um salário mínimo e meio (R$ 390,00). Para bolsa parcial, renda de no máximo três salários mínimos (R$ 780,00). As primeiras bolsas serão distribuídas no primeiro semestre letivo de 2005. Há cotas para negros e indígenas, com base em dados do último censo do IBGE.




Fonte: RMT Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/367500/visualizar/