Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Sexta - 22 de Outubro de 2004 às 17:01

    Imprimir


As grandes mansões patrícias do século XVI do nordeste da Itália, algumas delas construídas pelo famoso arquiteto italiano Andrea Palladio, serão abertas à visitação pública em itinerários temáticos que visam à promoção turística das tradicionais vilas em visitas que combinam beleza histórica, paisagens sugestivas e manjares gastronômicos.

As mansões, no total 4.530, distribuídas entre Veneza, Pádua e Vicenza, às margens do rio Brenta e seus afluentes, foram na verdade grandes fazendas agrícolas e constituem um imenso patrimônio, graças à obra de Palladio (1508-1580), cujo estilo arquitetônico linear e sóbrio inspirou os autores do Capitólio, em Washington, e várias residências de campo inglesas.

O uso de materiais mais baratos, como ladrilhos, madeira e estuque, a disposição hierarquizada e harmoniosa e o emprego de imponentes fachadas externas são a marca registrada do arquiteto, que influenciou, dois séculos depois, toda a arquitetura neoclássica, presente em vários países latino-americanos.

"Palladio concretizou o sonho de seus clientes, ricos aristocratas de Veneza. Construiu para eles edifícios modernos com linguagem antiga, empregando falsos materiais nobres, como estuque que parecia mármore, que foi a chave para o seu sucesso", explicou à AFP Guido Beltramini, diretor do Centro Internacional de Arquitetura Andrea Palladio (CISA).

Várias vilas que levam o nome dos seus proprietários, como a "Vila Barbaro", em Maser, a "Vila Emo", em Fanzolo di Vedelago, ou a "Vila Foscari", a 15 km de Veneza, farão parte de um itinerário turístico único a ser explorado a partir de 2005 e algumas terão áreas preparadas para receber hóspedes.

Outras, como "La Rotonda", uma das mais belas, construída em 1556 perto de Vicenza para Paolo Almerico, prelado do Papa em Veneza, não pode ser habitada durante o inverno e costuma ser alugada para manifestações culturais.

A chamada "Malcontenta", propriedade da tradicional família Foscari desde 1550, é a residência de seus descendentes, que permitem a visitação a uma das jóias da arquitetura européia.

"Foi a primeira vila construída por Palladio para uma família patrícia de Veneza", disse Antonio Foscari, historiador da faculdade de Veneza.

Uma mostra, dedicada ao grande arquiteto, será inaugurada em março de 2005, com o título "Palladio e a vila veneta, de Petrarca a Carlo Scarpa".

A Vila Contarini, adquirida por autoridades regionais, é um imenso palácio projetado por Palladio na Piazzola, sobre o rio Brenta, e unirá Pádua a Veneza, a cidade-monumento mais visitada da Itália, para que sirva de ponto de referência e informação aos turistas mais cultos e curiosos.

Diferentes itinerários, alguns temáticos, de uma duração que varia de um a cinco dias, influenciam a visita à magnífica Vila Emo ou Vila Barbarigo, em Valsanzibio, com labirintos feitos de árvores e a Vila Pisani, apelidada de Versailles da Itália




Fonte: AFP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/370441/visualizar/