Repórter News - www.reporternews.com.br
Esportes
Quarta - 06 de Outubro de 2004 às 13:27

    Imprimir


A Fifa deu ontem (05) mais um sinal de que os brasileiros continuam a ser os destaques do futebol mundial. A entidade que regulamenta o esporte anunciou uma lista de 35 nomes de candidatos a melhor jogador do mundo em 2004. O domínio dos nascidos no país é claro: seis atletas na relação.

Estão na lista: Adriano, Cafu, Kaká, Roberto Carlos, Ronaldinho Gaúcho e Ronaldo. O meio-campista Deco, destaque do Porto na última temporada e naturalizado português, também aparece na relação elaborada pela entidade.

Entretanto, mesmo sem contar o nome do meia, o Brasil ainda é o líder no número de indicados. Em segundo lugar, aparece a Inglaterra, com cinco pré-selecionados pela entidade (Beckham, Gerrard, Lampard, Owen e Rooney). Em terceiro lugar, estão Itália (Buffon, Maldini e Nesta), França (Henry, Pires e Zidane) e Portugal (Figo, Cristiano Ronaldo e Deco).

Outro destaque da lista feita pela Fifa é o Real Madrid, que não apenas contribui com sete nomes, mas também com os vencedores de sete das últimas oito eleições promovidas pela entidade: Zidane (1998, 2000 e 2003), Ronaldo (1996, 1997 e 2002) e Figo (2001). Nenhum jogador da lista atua em equipes fora da Europa.

Neste ano, as eleições da Fifa terão uma mudança em relação as outras edições do prêmio. Além dos treinadores das equipes nacionais, também terão voto os capitães das seleções. No caso do pleito masculino, representantes do Sindicato Internacional de Jogadores Profissionais (Fifpro) ainda irão decidir quem é o suposto melhor do mundo - terão participação de 20% dos votos.

A eleição será feita em duas etapas: em novembro, a Fifa irá revelar uma lista com o nome dos três finalistas. No mês seguinte, em uma cerimônia em Genebra, será feita a entrega oficial dos troféus.

No feminino, o Brasil, medalha de prata nas Olimpíadas de Atenas, também se destaca no número de candidatas ao prêmio. Das 21 pré-selecionadas, quatro são brasileiras: Christiane, Formiga, Marta e Pretinha. Na frente em número de indicações, apenas os Estados Unidos (cinco nomes), que ficaram com o ouro na Grécia.




Fonte: Agência Pelé.Net

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/373035/visualizar/