Repórter News - www.reporternews.com.br
Tecnologia
Quarta - 18 de Agosto de 2004 às 10:52

    Imprimir


O governo federal quer ampliar o uso de programas livres de computadores no serviço público. O chamado software livre, ou seja, programa de computador cujo uso não implica o pagamento de direitos autorais, tem baixo custo e pode ser instrumento de inclusão digital e desenvolvimento tecnológico.

O coordenador de Informática do Ministério das Cidades, Gustavo Noronha, disse hoje, em entrevista ao NBR Manhã, noticiário do canal de TV a cabo da Radiobrás, que um quinto dos computadores do ministério já usa o sistema de software livre. A expectativa, segundo ele, é de que até 2005 todas as máquinas do ministério adotem essa tecnologia.

Cinquenta e oito órgãos do governo federal já estão usando o software livre. "As vantagens vão por aí, por transferência real de tecnologia, de segurança e da possibilidade de se tornar desenvolvedor, se tornar uma das pessoas ou uma das instituições que contribuem com o desenvolvimento de tecnologia", disse Noronha.

O Programa Brasileiro de Inclusão Digital (PBID), atualmente discutido no governo federal, quer ampliar o acesso dos cidadãos ¿ principalmente os de baixa renda, das classes C, D e E - às tecnologias da informação. Segundo informa o secretário-executivo da Casa Civil da Presidência da República, Swedenberger Barbosa, o PBID está estruturado em três eixos: investimentos em telecentros (espaços com computadores conectados à Internet disponíveis para a população), gestão comunitária dos telecentros e uso de software livre, para garantir que o programa seja economicamente sustentável.

O uso de softwares não-proprietários ou livres é elemento central do programa. Além de reduzir os gastos com licenças e a remessa de royalties para o exterior, o software livre permite que os usuários se apropriem das tecnologias e incentiva o país a conquistar autonomia na área de tecnologia da informação.





Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/376132/visualizar/