Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Terça - 10 de Agosto de 2004 às 07:32
Por: Maria Helena Benedet Barbuio

    Imprimir


O Indea (Instituto de Defesa Agropecuária) já começou o levantamento de áreas onde, no mês passado, foi registrado um foco de sigatoka negra, numa área de assentamento no município de Novo Mundo, Norte de Mato Grosso. De acordo com o órgão, o levantamento será feito num raio de 70 km a partir do ponto onde o foco foi detectado. Trabalho que se repete a cada foco registrado durante o trabalho. “Se nesse raio de 70 km for encontrado um outro foco, no raio de 70 km deste outro foco o levantamento é feito também e assim vai”, explicou José Moglia, supervisor Regional do Indea em Sinop.

Os resultados deste levantamento vão servir de base para que sejam tomadas as medidas e as formas de erradicação da doença. O Indea quer saber se vale a pena erradicar o foco constatado ou não, pois é muito mais difícil erradicar quando a doença já tomou conta de uma região. Os trabalhos que estão sendo desenvolvidos por 6 agrônomos e 6 técnicos agrícolas dos municípios de Alta Floresta, Lucas do Rio Verde, Cáceres, Barra do Bugres e Cuiabá, começaram há mais de uma semana e devem durar até o dia 15 deste mês.

Hoje, a região está com processo solicitando área em provável expansão livre de sigatoka negra mas com o surgimento do foco as chances da região conseguir o certificado podem ficar mais distantes. Quem também está preocupado com o foco são os produtores da região de Guarantã do Norte que, hoje, é certificada como área livre de sigatoka negra. O foco em Novo Mundo coloca a região em estado de alerta e os cuidados foram redobrados.

Para evitar que novos focos sejam registrados até que os resultados do levantamento sejam divulgados, o Indea de Alta Floresta tomou as primeiras medidas. A área, e propriedades próximas onde a sigatoka foi constatada, foi isolada, barreiras volantes foram montadas e o controle para evitar o trânsito de bananas para áreas consideradas livres, foi reforçado.




Fonte: Só Notícias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/376808/visualizar/