Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Sábado - 07 de Agosto de 2004 às 10:09
Por: ORLANDO MORAIS

    Imprimir


O governador Blairo Maggi afirmou nesta sexta-feira (06.08) em Pontes e Lacerda (450 km a noroeste de Cuiabá) que os produtores rurais têm função estratégica no Brasil de hoje, posto que deles depende o crescimento do país e a posição brasileira de um dos principais fornecedores mundiais de alimento.

“Quem cuida da terra, serve à Pátria”, disse Maggi. Segundo ele, dadas a produtividade agrícola e a capacidade de trabalho do povo brasileiro, o país tem tudo para se afirmar como líder mundial mesmo perante os Estados Unidos e os paises da União Européia.

Em Pontes e Lacerda, Maggi inaugurou a rede de energia no “Assentamento Renascer”, criado pelo programa estadual “Nossa Terra Nossa Gente”. Criado no início da atual Administração e gerido pelo Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermet), o programa doa lotes de dois hectares terra para famílias de pequenos produtores rurais.

Em sua maior parte, são pessoas já de idade que sempre trabalharam na terra mas nunca tiveram sua própria terra. O programa é completo: fornece não apenas o título da terra, mas assistência técnica para o plantio de pequenas hortas ou para criações e uma casa para cada família. Em Pontes e Lacerda, 48 famílias foram beneficiadas. Tal é o caso de José Silveira de Matos, 63 anos, e Marli Ribeiro de Matos, 54. Há 30 dias eles ganharam um lote e dentro dele uma casa. Com cinco filhos, o casal jamais teve um lugar próprio para morar e sempre teve que “trabalhar para os outros”.

“Como diz o nome do nosso assentamento, eu renasci aqui para uma nova vida”, disse José. “E é aqui também que quero passar o resto dos meus dias”. Para o governador Blairo Maggi, o programa “Nossa Terra Nossa Gente” devolve “dignidade àquelas pessoas que ajudaram a abrir o estado de Mato Grosso, mas que não tiveram a oportunidade de usufruir de sua riqueza”.

Ainda em Lacerda, o governador, acompanhado da primeira-dama e secretária de Trabalho, Emprego e Cidadania, Terezinha Maggi, do secretário-chefe da Casa Civil, Joaquim Sucena, do presidente do Detran, Moisés Sachetti, do deputado federal Pedro Henry e do deputado estadual Chico Daltro, entregou títulos de regularização fundiária urbana, dentro do programa “Tequenfim”.



Foram entregues 295 títulos de propriedade que “não custaram para o Estado mais do que R$ 23 cada, mas que são capazes de transformar a vida de uma família”, disse o governador. Até o final deste ano, o Governo terá entregue em Lacerda 520 títulos de propriedade. Em todo o estado, serão cerca de 30 mil.

MEU LAR - De Pontes e Lacerda, o governador e comitiva seguiram para Jauru (430 km a noroeste de Cuiabá), onde inauguraram 19 casas e lançaram a construção de outras 31 dentro do Programa Meu Lar.

Em Jauru, dentro de um Centro Social lotado, o governador também assinou a Ordem de Serviço para a pavimentação asfáltica do bairro Vista Alegre e da saída para o distrito de Taquarussu.




Fonte: Secom/MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/376956/visualizar/