Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 31 de Julho de 2004 às 14:14

    Imprimir


O Governo do Estado realizou neste sábado a entrega de 20 unidades habitacionais do Programa Meu Lar no município de Primavera do Leste, a 220 Km de Cuiabá. As casas, destinadas a membros das policias Militares, Civis e Corpo de Bombeiros, fazem parte do programa habitacional instituído pelo Governo do Estado criado a partir da necessidade de se atender a população carente de Mato Grosso.

As moradias construídas na Vila Militar, no bairro São Cristóvão III, possuem 42 metros quadrados, distribuídas em sala, dois quartos, cozinha e banheiro, estão servidas de infra-estrutura, como rede de água, energia elétrica e saneamento. A Vila é o resultado de um investimento de R$ 300 mil, contemplando aproximadamente 150 pessoas com o direito a casa própria.

O secretário de Estado de Infra-estrutura, Luiz Antônio Pagot, e pelo secretário de Justiça e Segurança Pública, Célio Wilson de Oliveira, participaram da solenidade entrega das unidades às famílias beneficiadas. Na ocasião, o secretário Pagot reforçou que desde o início da gestão do Governador Blairo Maggi, o Estado já contemplou mais de 1.520 pessoas com a entrega até o momento de 255 unidades habitacionais destinadas especialmente a corporações e trabalhadores da segurança.

"Essa não é a entrega de apenas um novo residencial, mas sim a retomada da dignidade, uma nova chance de desenvolvimento e a oportunidade de bem-estar social para cada um dos contemplados", destacou Pagot.

Pagot fez questão de frisar que o principal responsável pela construção de casas populares é a arrecadação e a destinação responsável do Fethab (Fundo Estadual de Transporte e Habitação), que reverte 30% de sua arrecadação para o Programa Habitacional Meu Lar, para a construção de moradias.

O Governo do Estado deve iniciar a partir de 2005 a implantação do Projeto Integrado, que determinará a construção de habitacionais com até 100 unidades, servidos de sistema de creche, escola de ensino fundamental, centro de múltiplo uso para a capacitação de profissionais e mini-estádios. O Integrado será erguido preferencialmente em bairros pouco carentes, na intenção de promover seu desenvolvimento, resultando em qualidade de vida.

"Moradias dignas e a custo zero", assim o secretário de Justiça e Segurança, Célio Wilson ressaltou a ação do Estado em proporcionar a possibilidade de uma habitação própria e de qualidade. O secretário listou as principais ações de sua pasta na qualificação e preparo do corpo policial, e elencou os diversos cursos de formação realizados desde o ano passado, que já formaram mais de 1.800 policiais, possibilitando a progressão de carreira de cabos, soldados e sargentos. "Isso é o reconhecimento do Estado a dedicação dos profissionais da segurança que arriscam suas vidas na defesa desse Estado", categorizou Célio.

O prefeito de Primavera do Leste, Érico Piana, agradeceu a presença dos secretários que representavam o Governador Blairo Maggi na solenidade, e aproveitou para destacar as obras do Governo na cidade. "Primavera se tornou um verdadeiro canteiro de obras e ações", frisou. Piana traçou uma linha do tempo na área de segurança no município, e lembrou que no início de 2003 a cidade contava com um efetivo de apenas 15 homens totalmente carentes de estrutura, hoje já são mais de 69 policiais trabalhando na guarda da cidade.

O prefeito aproveitou para informar ao secretário de Justiça da doação de uma área de dois mil metros quadrados para a construção da sede própria da delegacia pública, como também o repasse de uma outra área de mil metros quadrados para que o Estado construção da sede do Instituto Médico Legal. Após a solenidade de entrega das chaves aos moradores, o pároco local, Frei Constantino Déon, realizou a bênção das casas.

MAIS CASAS - Além da construção destas unidades, o Estado em parceria com prefeitura, assinaram convênios para a construção de outras 25 unidades Meu Lar, como também, a aquisição de 60 Bolsas de Materiais de Construção (BMC), destinadas a pessoas com renda de até dois salários.

Até o momento, foram investidos mais de R$ 161,4 milhões na construção de 7.620 casas. A esse número somamos mais de 45.720 pessoas atendidas com o direito a dignidade. Apenas nos primeiros cinco meses deste ano, foram concluídas 2.300 casas, tendo como meta para 2004, a construção de 10 mil unidades.

Estiveram presentes a solenidade, o comandante-geral da Polícia Militar, Coronel Vitor Hugo Metello, a comandante da Regional Sul-Rondonópolis, Coronel Lilian Tereza Vieira, o comandante Geral do Corpo de Bombeiros, Ovídio José Brognoli, o comandante da policia Rodoviária Estadual (PRE) Coronel Raimundo Franscisco de Oliveira, o comandante de Área da polícia Militar de Primavera, Coronel Eddie Metello, o presidente da Departamento de Trânsito de Mato Grosso, Moíses Sachetti, e demais autoridades locais.




Fonte: Secom/MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/377350/visualizar/