Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quarta - 07 de Julho de 2004 às 17:05
Por: Anderson Pinho

    Imprimir


O desperdício de água por conta de vazamentos (acidental ou proposital), do uso do produto para contenção de poeira em vias não pavimentadas e a falta de bóia nos reservatórios são situações que também podem comprometer o abastecimento. Juntos, estes fatores representam um percentual de 31,20% de perda da água, diante do total que deveria chegar às torneiras dos imóveis.

O problema atinge tanto os bairros atendidos por sistema superficial (água de rio) como daqueles que usufruem do sistema isolado (poços artesianos).

"É incrível o que fazem com a água. Não é porque você paga pelo serviço que vai utilizá-la de uma forma irracional. Se você fica sem energia elétrica, pode recorrer a uma vela, lamparina, fogo ou lanterna. E se você ficar sem água?" - questiona o engenheiro civil Édio Ferraz Ribeiro. Ele adverte que água potável não deve ser usada para molhar a rua e o sistema hidráulico dos imóveis deve ser reavaliado para identificação de possíveis vazamentos.

"Vazamentos podem contaminar a água. Um gato (fraude no hidrômetro) pode comprometer a saúde de um lugar inteiro. Em países de 1º mundo não há mais torneiras. Elas foram substituídas por sensores eletrônicos. Infelizmente aqui é a torneira que determina o uso da água, um produto finito".

De acordo com ele, se houvesse a racionalização do consumo as pessoas gastariam 50% menos.(AP)




Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/378521/visualizar/