Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Quarta - 30 de Junho de 2004 às 13:36
Por: Jesiel Pinto

    Imprimir


O novo Centro de Reabilitação Integral do Sistema Único de Saúde (CRIN-SUS) vai se chamar Centro de Reabilitação Dom Aquino Correa. O nome foi decidido no início da noite desta terça-feira (29.06), na audiência que o secretário Estadual de Saúde, Marcos Henrique Machado, manteve com o presidente da Assembléia Legislativa, deputado José Riva (PTB).

O nome foi defiido em função do pedido da médica Netie Asvolinsque, uma das fundadoras da Fundação Dom Aquino Correa.

Marcos Machado foi até o Legislativo estadual a convite do presidente Riva. Ele entregou ao deputado documentação esplanatória sobre as mensagens enviadas pelo governador Blairo Maggi aos parlamentares para serem votadas. “O saldo foi extremamente positivo”, comentou.

Durante a visita, surgiu o comentário de que o Governo estaria tentando privatizar a Saúde. “Esse é um grande equívoco. Nos últimos anos o Governo só fez contratar gente para trabalhar e nunca tomaria uma ação que resultasse em prejudicar os servidores do Estado”, esclareceu Marcos Machado.

Ele ressaltou que a transformação da Fundação em Centro de Reabilitação Integral só vai aumentar as vagas de emprego. “Além disso os direitos dos que trabalham na Fundação serão respeitados e eles serão aproveitados plenamente no Centro Dom Aquino”, assegurou.

Marcos Machado também comentou a necessidade da criação do Cermac no Estado. Atualmente, segundo o secretário, existe uma demanda muito grande de cirurgias eletivas de média e alta complexidade.

“E existem mais de 200 médicos prestando serviços ao Estado, de forma descentralizada, que poderiam ser muito melhor aproveitados se houvesse um centro que definisse quais são as cirurgias de média e alta complexidade necessárias, quem são os que precisam delas e onde devem ser realizadas. Esse será o papel do Cermac”, explicou.

O secretário lembrou que existe, no Estado, uma fila de mais de 800 cirurgias eletivas que precisam ser realizadas. E que o usuário carente do Sistema Único de Saúde só tem duas alternativas: ou vai para um Pronto-Socorro ou entra numa fila de espera. “Com o Cermac queremos acabar com as filas e diminuir os custos da Secretaria de Saúde com o TFD – tratamento fora do domicílio” afirmou.

DOM AQUINO – Nestie Asvolinsque, médica cuiabana que casou com um americano e foi morar, durante anos, nos Estados Unidos, foi uma das fundadoras da Fundação Dom Aquino.

“Montei o projeto da Fundação no Governo de Garcia Neto, a pedido da esposa dele, dona Maria Ligia”, explicou. Netie disse que a esposa de Garcia Neto tinha uma amiga carente, tratada pelo apelido de Dodora, que precisa de cuidados especiais e técnicas de reabilitação. “Foi essa Dodora que inspirou a criação de um centro de reabilitação que pudesse atender gratuitamente aos carentes”, explicou.

A médica disse que a escolha do patrono do centro de reabilitação, Dom Aquino Correa, foi uma escolha natural pela grandeza do homem e pela humanidade que ele dispensava aos carentes doentes. Na conversa que teve com o secretário Marcos Machado ela pediu a ele que mantivesse o nome de Dom Aquino junto ao novo centro.

“Seria uma tristeza muito grande se o nome dele fosse desvinculado do centro”, ela comentou. Seu desejo foi atendido e o novo centro vai se chamar Centro de Reabilitação Integral Dom Aquino Correa.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/379242/visualizar/