Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Segunda - 28 de Junho de 2004 às 15:34
Por: Simone Wesley/Carolina Miranda

    Imprimir


O estande da Secretaria de Estado de Saúde (Ses) atendeu 2.650 pessoas no 20º Festival de Inverno de Chapada dos Guimarães, com aferição de pressão, distribuição de preservativos, entrega de materiais educativos e orientação sexual. Estes dados foram levantados durante os dois finais de semanas que o estande esteve montado no local, respectivamente entre os dias 18 e 20 e entre os dias 25 e 27 de junho. Fez parte também da programação a realização de uma blitz educativa sobre prevenção de drogas.

No estande da Ses, técnicos do Escritório Regional da Baixada Cuiabana (ERS) entregaram 2.210 preservativos masculinos e femininos,1.850 pessoas receberam orientação educativa sobre gravidez indesejada, doenças sexualmente transmissíveis, AIDS, hepatites, drogas, entre outros. Das 490 pessoas que aferiram pressão arterial, 17.44% apresentaram quadro hipertensivo, sendo que três destas pessoas foram encaminhadas para serviço hospitalar.

Outra estratégia de sensibilização utilizada para causar impacto foi a comunicação visual, por meio de exposição de vídeos sobre doenças sexualmente transmissíveis, saúde da mulher, saúde na terceira idade, planejamento familiar, AIDS. Segundo a coordenadora do ERS da Baixada Cuiabana, Leila Boabaid, os vídeos educativos tiveram a finalidade de massificar a idéia da importância sobre a prevenção e promoção da saúde.

De acordo com Leila Boabaid, ações como estas junto aos municípios são importantes para a sensibilização da população e para conhecer os agravos de saúde de cada região. “Foram excelentes os resultados obtidos com esta ação da Regional no município de Chapada dos Guimarães. Observamos o interesse das pessoas ao se aproximarem do nosso estande, onde nossos técnicos especializados esclareciam dúvidas sobre saúde”, explicou Leila.

A coordenadora disse ainda que todos os materiais educativos foram entregues para mais de 300 pessoas que procuraram por folders e cartazes no estande. Segundo a responsável técnica da Educação em Saúde do ERS da Baixada Cuiabana, Claudia Abreu, o interesse dos jovens foi claro, principalmente na orientação sexual, nas fotos dos álbuns seriados sobre as DST’s e AIDS e a demonstração do uso correto dos preservativos. “O que despertou muito a atenção foi a camisinha feminina. Nós distribuímos centenas de camisinhas para as mulheres e constatamos que a maioria não conheciam este tipo de preservativo”, afirmou Claudia.

SERVIÇO VOLUNTÁRIO – Segundo a voluntária e assistente social, Enir de Siqueira, que integrou a equipe da Saúde durante os dias do Festival, ações educativas são primordiais na prevenção de saúde. “O município de Chapada dos Guimarães está se empenhando em promover uma saúde com qualidade para a população. Os gestores municipais estão firmando parceria com o Escritório Regional da Baixada Cuiabana para promoverem ações educativas continuadas, respeitando as especificidades locais”, ressaltou Enir de Siqueira.

Enir disse ainda que este tipo de ação pontual que a Ses realizou em Chapada dos Guimarães representa um canal aberto de interação de informação em saúde com a população. “Os técnicos qualificados fornecem dados, experiências que são adequadas a realidade de cada indivíduo”, completou a assistente social.

BLITZ - A Coordenação de Educação em Saúde da Ses deu continuidade ao trabalho de prevenção às drogas neste Festival. Uma blitz educativa de prevenção às drogas foi realizada neste domingo (27.06) a partir das 17h, no Trevo da Aldeia. As equipes técnicas da Saúde entregaram aos visitantes do festival, sacos para coleta interna de lixo de automóveis, displays de vitrine, chapéus, cartazes com o slogan ”Drogas, essa viagem custa caro”.

”A receptividade dos motoristas foi muito gratificante, fomos elogiados pela iniciativa de realizar uma blitz de prevenção às drogas no Festival de Inverno, declarou a coordenadora de Educação em Saúde da SES”, Debbiê Caporossi. Além da blitz foi realizado um mutirão na cidade onde foram entregues aos visitantes folders de conscientização da campanha em bares, restaurantes e supermercados.

De acordo com a proprietária do supermercado Ypê, Maria do Carmo esse tipo de campanha no festival é muito importante, pois os jovens ficam sem limite ao consumo de drogas e álcool.

EDUCAÇÃO EM SAÚDE: A Educação em Saúde da Regional vai elaborar e executar ações pontuais e continuadas. “Vamos prestar assessoramento técnico aos municípios, além de distribuir materiais educativos, criar projetos na área de saúde e desenvolver ações”, disse Claudia Abreu.

“É de competência de nossa regional proporcionar todo apoio técnico a qualquer município que está sobre nossa abrangência de atuação. A Secretaria é nosso suporte em assessoramento nas ações desencadeadas pelos nossos municípios, por meio da ERS”, afirmou a responsável pela Educação em Saúde da Regional.

VIDEOTECA - Leila Boabaid explica ainda que a Educação em Saúde da Regional da Baixada Cuiabana está em fase de implantação para dar suporte e assessoramento aos 11 municípios de abrangência do ERS em ações educativas. “A Ses realizou uma capacitação para estruturar uma rede integrada de videotecas em todo o Estado. Nossa Regional já está implantando essa videoteca e vai disponibilizar um acervo com 100 fitas de vídeos educativos, alem de treinar os técnicos dos municípios de nossa abrangência para serem multiplicadores”, destacou a coordenadora.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/379441/visualizar/