Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 25 de Junho de 2004 às 08:16
Por: D'Laila Borges

    Imprimir


Com o objetivo de dinamizar o turismo no Estado, incentivando a prática da pesca esportiva, promovendo o lazer e a integração entre os amantes dessa atividade e desenvolver a consciência da preservação ambiental, a Secretaria de Desenvolvimento do Turismo de MT (Sedtur), realiza no próximo domingo (27.06), em Sinop (500 km de Cuiabá), em parceria com prefeitura local, a 3ª Etapa do 1º Campeonato Estadual de Pesca. O torneio terá largada na praia do Cortado, no Rio Teles Pires.

As inscrições deverão ser feitas até o próximo dia 26, nas secretarias municipais de Indústria, Comércio e Turismo e de Agricultura e Meio Ambiente de Sinop, nas agências do Banco do Brasil e postos autorizados do Município.

No dia do evento as inscrições poderão ser efetuadas até às 7 h, no estande da comissão organizadora na Praia do Cortado. A expectativa da organização é que mais de 150 equipes participem.

A cidade já está preparada para o evento e uma das ações efetivadas para a realização do campeonato foi a campanha de limpeza ecológica do Rio Teles Pires, realizada no último sábado pela secretaria de Indústria, Comércio e Turismo do município, com apoio da Fema, Ibama, Associação de Ecologia e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Matogrossense (Ecodam), e população.

Os pescadores agora só precisam se antecipar nos preparativos legais do festival que implicam em tirar a carteira de pescador amador, que pode ser emitida pelo Ibama e pela Fema e também registrar o barco, conforme determina o regulamento.

PREMIAÇÃO – Dividido em 16 etapas, o campeonato está com a final marcada para o dia 19 de setembro em Pontes e Lacerda, juntamente com o Festival de Pesca local. Entre a premiação para a etapa de Sinop estão: 1 motor de 15 HP, patrocinado pela Sedtur, 1 barco, um motor elétrico, barracas de camping e kits de pesca.

O Torneio Estadual de Pesca está sendo disputado nas categorias masculina e feminina. Os três primeiros colocados serão premiados, na final, com carro, barco e motor. Outra contribuição do Estado é na parte promocional com a viabilização de material de divulgação como cartazes, folders e fichas de inscrições.

"Anualmente a Sedtur recebe dezenas de pedidos de ajuda para eventos desta natureza. O torneio estadual de pesca é a maneira que nós encontramos para apoiar a todos de forma homogênea, otimizando recursos", explica a secretária de Turismo do Estado, Yêda Marli de Oliveira Assis.

CIRCUITOS REGIONAIS – O 1º Campeonato Estadual de Pesca é uma das mais importantes e inéditas iniciativas da Sedtur para dinamizar o turismo em MT, e foi aberto no dia 18 de abril em Barra do Bugres (165 km da Capital), durante o Festival Regional de Pesca. A 2ª etapa aconteceu no último dia 6 em Santa Rita do Trivelato (350 km da capital).

A competição, em forma de circuito, será disputada ainda em mais 13 municípios. Entre eles Luciara, Castanheira, Nova Xavantina, Barra do Garças, Brasnorte, São José do Rio Claro, Sorriso, Sapezal, Porto Esperidião, Juina, Paranaita, Vila Bela da Santíssima Trindade e Pontes e Lacerda.

O fato mais relevante, segundo Yêda, é que agindo dessa maneira a Secretaria está fomentando o turismo de pesca nas cidades envolvidas e promovendo a consciência ambiental. “Em Santa Rita do Trivelato, por exemplo, conseguimos fazer uma grande transformação, depois de 5 anos promovendo o torneio municipal no estilo pesque e mate, este ano os peixes fisgados foram devolvidos ao rio”, informa.

O torneio Estadual de Pesca além de ser inédito no país, tem particularidades singulares como, por exemplo, o fato de proporcionar aos participantes a oportunidade única de poder pescar em duas bacias hidrográficas distintas (Prata e Amazônica).




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/379643/visualizar/