Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Segunda - 21 de Junho de 2004 às 08:18

    Imprimir


A desnutrição está relacionada a mais da metade das mortes de crianças no mundo, segundo especialistas.

Segundo estudo publicado em uma revista científica de nutrição clínica dos Estados Unidos, se todas as crianças tivessem uma dieta adequada, cerca de 2,5 milhões de vidas poderiam ser salvas por ano.

Isso porque doenças que normalmente não são fatais, como a diarréia, podem matar crianças que não se alimentam como deveriam.

De acordo com o estudo, a morte de um milhão de crianças por pneumonia, 800 mil por diarréia, 500 mil por malária, e 250 mil por sarampo poderia ser evitada.

Estatísticas

Cientistas estimam que 52,5% de todas as mortes infantis podem ser atribuídas a uma alimentação deficiente. Cerca de 45% das mortes por sarampo e mais de 60% das mortes por diarréia estariam relacionadas ao baixo peso e à má nutrição.

Os pesquisadores analisaram dados de dez estudos sobre a mortalidade infantil no mundo todo, e fórmulas complexas foram usadas para estimar o efeito do peso na probabilidade de mortes.

"A desnutrição não precisa ser severa para ter um impacto significativo na saúde e na sobrevivência da criança", disse Laura Caulfield, que participou do estudo.

"Nossas análises mostram que a probabilidade de crianças pequenas e magras, mas cujo peso não as classificam como má nutridas, morrerem é duas vezes maior do que a de crianças com o peso normal."




Fonte: BBC Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/380005/visualizar/