Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Segunda - 31 de Maio de 2004 às 11:45
Por: Marilu Ribeiro

    Imprimir


Celebrando os festejos do Senhor Divino, a cidade de Poconé localizada a 100 km de Cuiabá, realiza espetáculo tradicional da Cavalhada que acontece de 1º a 20 de junho, por mais de duas semanas movimentando a comunidade e implementando o turismo mato-grossense durante os festejos de comemoração do Senhor Divino.

O espetáculo com raízes medievais transporta durante o evento para as ruas da cidade rosa a representação da luta entre mouros e cristãos, articuladas por cortejo, desfiles, evoluções, jogos e disputas de prêmios com os participantes mascarados numa festa que reporta ao século XV em Portugal. Chegando ao Brasil no século XVIII representando o auto de cristãos e mouros

Com a presença de cavaleiros sempre em número par, vestindo uma metade de azul e outra de vermelho, resultando numa cromaticidade, música, danças e alegria que contagia anualmente uma multidão de turísticas fiéis a esse grande espetáculo.

Faz parte deste evento, o baile dos cavaleiros, a festa da iluminação, com grande espetáculo pirotécnico, dança dos mascarados, além do nosso siriri e cururu, encerrando a festa do Divino com um grande show popular.

O governo do Estado mais uma vez está presente numa das mais autênticas manifestações culturais de Mato Grosso. A festa de São Benedito e a Cavalhada que retratam a fé e a tradição do povo mato-grossense contou para a sua concretização com apoio da Secretaria de Estado de Cultura por meio da aprovação do projeto idealizado pelos organizadores do evento, Vanderlei Alves da Silva e Salvador da Costa Marques que obteve aprovação do projeto pelos membros que compõe o Conselho Estadual de Cultura (Cec), com recursos da Lei de Incentivo, conta com apoio da Secretaria de Desenvolvimento do Turismo(Sedtur), da Secretaria de Estado de Comunicação Social(Secom) e têm ainda o apoio cultural da Fundação Nacional de Saúde(Funasa), dos Postos Costa Marques Ltda, SICOOB- Pantanal – A Força do Cooperativismo e da Dimensão( Gráfica Express-Despachante-Contabilidade –Xerox).

PROGRAMAÇÃO Festa do Glorioso São Benedito será realizada em Poconé/MT de 01 a 20.06.2004. Conheça os festeiros desta edição Rei: César Augusto Silva Campos Rainha: Vera Lúcia da Silva Capitão de Mastro: Salvador da Costa Marques Rainha da Cavalhada: Tereza Raquel da Costa Marques Confira a programação: De 01 a 09- Novena Local: Igreja São Benedito na comunidade Dia 12.06 Às 17h – Levantamento de mastro Às 19h – Retreta na Casa das Festas Dia 13.06 Às 8h - Grande Cavalhada na arena do CCR sob o comando dos cavaleiros mantenedores Cristão: Tarcisio de Assis e Silva Mouro: Evaristo Flumêncio da Silva Rainha: Tereza Raquel da Costa Marques Dia 16.06 Às 6h – Missa Às 8h- Visita das Bandeiras Dia 17.06 Às 20h –Baile dos Cavaleiros Dia 18.06 Às 20h – Grande leilão na Casa das Festas Dia 19.06 Às 19h30- Iluminação e danças folclóricas no Adro da Matriz Nossa Senhora do Rosário e show pirotécnico Às 21h – Baile Popular na Praça da Matriz Dia 20.06 Às 7h30 – Procissão pelas ruas da cidade, missa na Igreja Nossa Senhora do Rosário. Às 10h - confraternização e encerramento com os novos festeiros na Casa das Festas.

Confira a programação – Cavalhada Dia 13.06 Período da Manhã: 1) Bandeira-Entrada na pista da cavalhada das comitivas do Divino Espírito Santo e São Benedito, trazendo as bandeiras. 2) Encapuzados-(Os Máscaras)- Cavaleiros.encapuzados fazem evoluções. 3) Reconhecimento de área- Exército Mouro- Entrada-O reconhecimento é feito primeiro pelos mouros (campo todo), junto de seus pajens, de trote os pajens ficam em seus lugares, menos os dois guardas. 4) Rainha no Castelo-O mantenedor louro, ladeado de dois guardas, vai escoltando a rainha até o castelo, passando por frente do exército cristão. E entra pelo meio. 5) Reconhecimento de área – Exército Cristão- O reconhecimento feito pelos cristãos (campo todo), junto com seus pajens, de trote os pajens ficam em seus lugares, menos os dois guardas. 6) Roubo da Rainha (Cristãos) – o mantenedor cristão e seus guardas vão até o castelo e roubam a rainha. 7) Corrida da Roda de Fogo-(Mouro e Cristãos) – os mantenedores e soldados saem pela lateral e se cruzam ao meio e atiram para perfurá-los, cada qual em seu campo. Os pajens entregam a lança aos seus convidados e repetem a manobra feita com a arma de fogo. 8) Embaixada dos Mouros- o embaixador mouro, ladeado de dois guardas, vai até o mantenedor cristão, levar a mensagem. 9) Embaixada dos cristãos – O embaixador cristão, ladeado de dois guardas, vai ao mantenedor mouro. 10) Homenagens mestre de cerimônias - Neste instante a Ordem dos Cavaleiros de São Benedito presta homenagens. 11) Tratado de guerra - Os mantenedores mouros e cristãos. Seguidos de seus cavaleiros vão pela linha central vertical, ficando perfilados cada qual em seu campo. Os mantenedores se dirigem até a frente do palanque, para ouvirem o mediador do combate. Neste momento fará uso da palavra o festeiro de São Benedito. Após o tratado saem a golpe cada qual para o seu campo de batalha, onde ficarão perfilados com suas lanças. 12) Corrida do Encontro - (lança, tiro e espada). 13) Corrida da Cabeça de Judas-(roda) 14) Corrida Seis Mantenedores – (lança, tiro e espada). 15) Corrida de “Zelito Dorileo” 16) Corrida de “Giovani Antunes Rondon” – saem pelo meio e formam um círculo intercalado, e, sob ordem do mantenedor mouro, comanda mouro centro... Intercalar mouro cristão intercalar, preparando para a corrida de bastão. 17) Corrida do Bastão 18) Corrida da Flor Cruzada (tiro e espada) 19) Corrida da Aliança 20) Corrida das argolas 21) Pedido de Trégua (Cristãos) – São colocadas as bandeiras brancas e azuis no centro da pista. 22) Aceitação do pedido de trégua.

Período da Tarde: 1) Os Cristãos e a Bandeira Vermelha – Colocam a bandeira vermelha no centro da pista e se preparam para a corrida do fogo 2) Os mouros e a bandeira – vão até o meio da pista, recolhem a bandeira e preparam a corrida do fogo. 3) Corrida do fogo (tiro) 4) Corrida do encontro-(lança, tiro e espada). 5) Corrida do Papo - Pajem (lança) 6) Corrida da Flor Grande - (lança, tiro e espada) os pajens se dividem em metade para cada lado da pista. 7) Corrida do Sucuri. 8) Corrida de “Pedro Araújo Bastos”. 9) Corrida do Oito Grandes – Pajem (lança, tiro e espada) – os pajens se dividem indo metade para cada pista. 10) Corrida da Argolinha – Pajem (lança) 11) Corrida do Caracol 12) Corrida do lenço 13) Corrida das Bandeiras 14) Corrida do lenço (seis em seis) 15) Rendição




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/382186/visualizar/