Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Sexta - 28 de Maio de 2004 às 18:02

    Imprimir


Praga - Metade de todos as pessoas que fizeram regime e atingiram seu peso ideal através dos Vigilantes do Peso continua ao menos 5% mais magro, cinco anos depois. É o que demonstra uma pesquisa divulgada hoje.

Pode não parecer muito, mas especialistas em obesidade reunidos em Praga ficaram impressionados. Quase todos que passam por dietas acabam voltando ao velho peso e manter uma perda de 5% é considerado um benefício para a saúde.

A pesquisa é a mais rigorosa investigação já feita de um programa de redução de peso. Segundo os especialistas, embora as pessoas com problemas de peso esperem por melhores resultados, uma redução desse nível já diminui o risco de desenvolvimento de doenças como diabetes, ataques do coração e câncer.

Segundo os pesquisadores, o estudo indica o valor de programas que são abrangentes, promovendo uma redução gradual e incluindo um forte sistema de apoio.

Pesquisas com pessoas obesas inscritas em experiências com bases hospitalares indicam que, dentro de um ano, elas recuperam de um terço à metade do peso perdido. Em cinco anos, a maioria já está novamente com o peso antigo. Pesquisas sobre programas comerciais são raros.

Esta pesquisa, financiada pelos Vigilantes do Peso, envolveu exemplos aleatórios de 870 membros vitalícios do programa nos Estados Unidos – os que haviam atingido sua meta e mantido-se nela por seis semanas, no mínimo.

Os escolhidos - a maioria dos quais eram mulheres de classe média alta, casadas, de meia idade - foram acompanhados por cinco anos. Um total de 649 foram entrevistados por telefone sobre seu início no Vigilantes do Peso, sua meta de peso e seu peso na época da entrevista. Outros 226 foram levados à pesagem, para verificar quão acurados seriam os relatórios feitos por telefone.

A média de peso relatada por telefone era 3% mais baixa do que a confirmada pela pesagem, assim todos os pesos relatados foram ajustados para 3% acima.

Os entrevistados, na média, começaram pesando 75 quilos – acima do peso mas não obesos. Eles perderam cerca de 10 quilos, ou 13,3% com o programa.

O Vigilantes do Peso é um método que restringe o consumo de calorias, usando um sistema de pontuação que leva a uma perda máxima de 1 quilo por semana. Os pontos diários são gastos com comida e merecidos através de exercício. Para suportar o regime, os participantes têm encontros regulares em grupo, onde são trocadas dicas e experiências.

Cinco anos depois, a maioria dos pesquisado repusera 5 quilos de seu peso, ou metade do perdido. Metade deles ainda pesava 5% menos do que tinha quando começara no Vigilantes do Peso. Apenas uma pequena fração de pessoas submetidas a dietas em hospitais e universidades consegue isso.

“Isto é impressionante”, diz dr. Pierre Lefebvre, professor de medicina da Universidade de Liège, na Bélgica, e presidente da Federação Internacional da Diabetes, que não está ligado à pesquisa.

“Tratar sobrepeso e obesidade é uma tarefa difícil e qualquer forma de atingir a meta é boa”, afirma. “Os medicamentos nem sempre funcionam e têm efeitos colaterais. Exercícios não são fáceis. A motivação é muito importante. Os Vigilantes do Peso são parte da administração comportamental de uma condição grave e eles fazem isso muito bem.”




Fonte: AE - AP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/382380/visualizar/