Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 25 de Maio de 2004 às 13:08
Por: Maria Helena Benedeti Barbuio

    Imprimir


Sem precisar uma data para a assinatura do convênio com o Detran (Departamento Nacional de Trânsito de Mato Grosso), o chefe da Guarda Municipal, Jair Gonzaga, acredita que a partir de julho os soldados da guarda poderão estar nas ruas de Sinop. “Acredito que este convênio já deva estar quase pronto e até o final do mês que vem já esteja assinado. Vai depender da agenda do prefeito para assinatura e a partir daí poderemos ir para as ruas e trabalhar não apenas punindo mas, principalmente, orientando”, destacou. A previsão era que os soldados fossem para as ruas em junho.

Sem a assinatura do convênio, Jair disse que a guarda não pode trabalhar. Segundo ele, é preciso que o convênio, que dá poderes a Guarda para fiscalizar e punir os infratores, esteja assinado. “É a mesma coisa que um advogado que não tem a carteira da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) esteja trabalhando, ele não pode”, citou como exemplo. “A guarda é a mesma coisa sem este convênio firmado não temos como ir às ruas”, explicou ao se referir da cobrança da população para que a guarda comece a atuar.

Até lá, os soldados estão trabalhando nas escolas com palestras para os alunos fazendo o trabalho de conscientização dos futuros motoristas. “Sabemos que esse é um trabalho a médio longo prazo para daqui há 4, 5 anos, pois estamos trabalhando com alunos que estão com 13 14 anos e também das outras faixa etárias desde os pequenos (educação infantil) até os maiores (ensino médio) mas teremos motoristas mais conscientes no trânsito”, destacou a importância do trabalho. “As principais funções da guarda é quanto a: educação, fiscalização, engenharia e estatística. Então é fundamental este trabalho nas escolas que não vi parar mesmo com a guarda nas ruas vamos continuar com o trabalho de orientação nas escolas”, assegurou que o trabalho nas escolas não vai parar.

As orientações estão sendo feitas nas escolas municipais e das 15, 7 já foram visitadas. Depois da rede municipal, Jair Gonzaga disse que a meta é realizar também nas redes estadual e particular. Durante 50 minutos os soldados repassam aos alunos todas as informações sobre o trânsito desde os direitos as obrigações.

Além das palestras nas escolas, Jair disse que a guarda municipal irá auxiliar nos eventos que serão realizados na cidade. “Os soldados não estarão como agentes de fiscalização mas como auxiliares, fazendo o serviço social”, disse. Um dos eventos onde os soldados da guarda municipal vão estar trabalhando é a Exponop (Exposição Agropecuária Comercial e Industrial de Sinop) que acontece de 4 a 13 de junho.




Fonte: Só Noticias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/382806/visualizar/