Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Segunda - 24 de Maio de 2004 às 23:11
Por: Nelson Francisco

    Imprimir


Vídeo-documentário sobre a vida do cineasta sueco Arne Sucksdorff foi exibido nesta segunda-feira (24.04), na Secretaria de Estado de Desenvolvimento do Turismo (Sedtur). Produzido pela cineasta Bábara Fontes, a película "Arne Sucksdorff: Uma Vida Documentando a Vida" está sendo apresentada aos servidores públicos estaduais por meio de parceria. O vídeo-documentário de 32 minutos retrata a vida, obra e morte do cineasta sueco Arne Sucksdorff que viveu no Pantanal mato-grossense por 20 anos.

Nesta terça-feira (25.05), o documentário será exibido no Arquivo Público, localizado à Avenida Getúlio Vargas, às 11h. Na quarta-feira (26), às 13h, os servidores da Superintendência de Defesa do Consumidor (Procon-MT), vinculada à Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego e Cidadania (Setec). Na quinta-feira (27.05), os servidores da Secretaria de Estado de Fazenda terão a oportunidade de conhecer a vida e a obra de Sucksdorff.

De acordo com Bárbara, o projeto tem por finalidade levar aos servidores entretenimento e conhecimento sobre a vida do cineasta Arne Sucksdorff. "O documentário foi dirigido e produzido com recursos do Estado, e é muito importante mostrar um produto feito com incentivo da lei estadual de Incentivo a cultura", informou. A produção filmada na Suécia, Rio de Janeiro, Cuiabá, Poconé e Pantanal, levou um ano para ser concluída. O vídeo-documentário teve o apoio da Secretaria Estadual de Cultura, Rede Cemat e Sadia.

O documentário levou 10 anos para ser concluído e envolveu pesquisas, entrevistas e até mesmo viagens à Suécia. Foi uma das primeiras personalidades a manifestar em âmbito internacional a preocupação com a defesa da fauna e flora pantaneira. Na região realizou uma série para TV Sueca e um livro de fotografias: "Pantanal: Paraíso Perdido?

Nascido em Estocolmo, na Suécia, Sucksdorff foi um cineasta, escritor e fotógrafo que se apaixonou pelo Brasil. Ele viveu aqui por mais de 30 anos e mostrou ao mundo as belezas naturais do país.

Arne se interessou por conhecer Mato Grosso e viver no Pantanal depois que, no final dos anos 50, veio ao Brasil para ministrar um curso de cinema para jovens cineastas brasileiros, a convite do governo federal e da Unesco. Aqui Arne, que foi ganhador do Oscar, também realizou um de seus filmes mais premiados.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/382863/visualizar/