Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Terça - 18 de Maio de 2004 às 20:58

    Imprimir


O Pentágono deixará de subvencionar a organização política liderada pelo dirigente iraquiano Ahmed Chalabi, que fora o preferido pelo governo de Washington, mas que não conseguiu reunir apoio em seu país.

Nesta terça-feira, o subsecretário de Defesa, Paul Wolfowitz, confirmou no Comitê de Relações Exteriores do Senado que o Pentágono optou por cortar o subsídio de 340 mil dólares mensais ao Congresso Nacional Iraquiano.

Antes da queda do regime de Saddam Hussein, esta organização, com sede em Londres, aglutinou a oposição iraquiana no exílio.

Foi desta forma que Chalabi se transformou em uma das principais referências do Pentágono na hora de receber informação sobre a situação interna do país árabe.

De acordo com Wolfowitz, a decisão do Pentágono foi tomada "à luz do processo de transferência de poderes ao povo iraquiano".

"Sentimos que já não era apropriado manter as subvenções desta maneira. Obtivemos dados da inteligência muito valiosos neste processo, mas, no futuro, tentaremos consegui-los através dos canais habituais da inteligência", acrescentou.

Chalabi, exilado durante mais de quarenta anos, foi declarado culpado de um desfalque bancário em 1992 na Jordânia, em um julgamento militar que, segundo o atual membro do Conselho de Governo Iraquiano, foi politicamente motivado.

Funcionários do governo dos EUA - em particular do Departamento de Estado e da Agência Central de Inteligência (CIA) - se recusaram a continuar o apoiando, dadas as dúvidas sobre a exatidão das informações e sobre a sua ambição de poder.

Apesar de o Departamento de Defesa ter considerado a possibilidade de Chalabi concorrer à presidência do Iraque, ele não conseguiu conquistar a simpatia da população de seu país.

Nos últimos tempos, Chalabi criticou os EUA, e pediu para que entreguem às autoridades iraquianas o controle total das forças de segurança a partir de 30 de junho, quando está prevista a transferência de poderes.




Fonte: Agência EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/383417/visualizar/