Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Terça - 18 de Maio de 2004 às 20:12
Por: Nelson Francisco

    Imprimir


O Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Corpo de Bombeiros e Fundação Estadual do Meio Ambiente (Fema) realizam, no período de 18 a 27 de junho, em Chapada dos Guimarães, campanhas educativas durante a 20ª edição do Festival de Inverno. As campanhas de educação para o trânsito, combate às queimadas e preservação ambiental integram a programação do evento.

Segundo a comissão organizadora, as campanhas têm como finalidade orientar os turistas durante a realização do festival que terá shows artísticos, atividades culturais, oficinas culturais, concursos temáticos, feira de negócios, seminários, esporte, lazer e turismo.

Além de shows nacionais, ainda a serem confirmados, nesta edição o evento, realizado pela prefeitura local, Governo do Estado e Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), as tradições mato-grossenses ganharão destaque, valorizando a cultura regional.

Ao todo, estão previstas realizações de 400 atividades reunindo todas as linguagens artísticas num cenário já conhecido no Brasil e no exterior pela sua beleza: a Chapada dos Guimarães.

HISTÓRIA - O Festival de Inverno de Chapada dos Guimarães foi criado pelo decreto estadual nº 452, em 06 de agosto de 1984. O evento foi idealizado um ano antes, em 1983, pelo artista plástico Bené Fonteles, que tinha como proposta congregar as pessoas para a preparação do Milênio - a chamada Era de Aquário. Desde o início, o evento contou com o apoio da UFMT, com a realização de diversas oficinas voltadas à comunidade local.

Inicialmente, o festival era realizado no interior de uma lona de circo armado, onde hoje está localizada a Praça do Festival. Durante os 19 anos de realização, estiveram presentes no festival, nomes consagrados da música brasileira, além de revelar inúmeros talentos regionais.

Durante muitas edições, o evento foi perdendo as características originais e deixando de lado o objetivo principal de proporcionar à comunidade valores culturais e preservação das tradições.

Comemorando os 20 anos de criação do evento, a proposta da comissão organizadora neste ano é retomar, justamente, essas tradições, fomentando o turismo e a cultura regional e resgatando as raízes do que é hoje, um dos maiores eventos de Mato Grosso, ao lado da Festa Internacional do Pantanal e Festival de Pesca de Cáceres.

O palco do 20º Festival de Inverno é um cenário exuberante que encanta pela suas belezas, algumas das quais já conhecidas, outras, nem tanto: suas nascentes e mistérios fazem de Chapada dos Guimarães a Meca do esoterismo, misticismo e ecoturismo. Geofisicamente, a região caracteriza-se pela presença do complexo da Chapada, elevado planalto que se estende pelo Município, atingindo grandes altitudes, chegando a 840 metros.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/383421/visualizar/