Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Segunda - 17 de Maio de 2004 às 13:14

    Imprimir


Um altar de sacrifícios de 9 mil anos adornado com desenhos que se assemelham a uma escritura foi encontrado recentemente na Sérvia e pode ser o mais antigo já visto no mundo. O altar foi exposto pela primeira vez no museu da cidade de Majdampek por ocasião do Dia Mundial de Museus, celebrado amanhã.

A edificação religiosa foi encontrada há dois anos na região leste da Sérvia, a cerca de três quilômetros de onde há três décadas foram achados restos de uma cultura que atingiu seu esplendor máximo entre os milênios sétimo e sexto antes de Cristo. Acredita-se que o altar, descoberto por um pescador nas margens do Danúbio, corresponda à fase dessa cultura em cerca de 9 mil anos antes de nossa era. Os especialistas supõem que se trata do mais antigo altar de sacrifícios do mundo.

Para o arqueólogo sérvio Dragan Jacanovic, a descoberta do altar poderia acabar com o "dogma" da arqueologia sérvia sobre a inexistência da escritura na pré-história balcânica. "É simplesmente impossível que uma civilização como a de Lepenski vir, que conhecia arquitetura, urbanismo, geometria, matemática, astronomia, arte e religião, não tenha tido um sistema de comunicação mediante alguma espécie de escrita", disse o especialista.

O altar de sacrifícios e seus desenhos serão apresentados também em um simpósio científico internacional que se realizará na cidade sérvia de Novi Sad entre 25 de maio e 5 junho.




Fonte: Agência EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/383595/visualizar/