Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Quarta - 05 de Maio de 2004 às 17:31
Por: Raquel Teixeira

    Imprimir


Sessão conjunta realizada pela Câmara Municipal de Santo Antônio de Leverger e pela Assembléia Legislativa de Mato Grosso (AL-MT) homenageou, nesta quarta-feira, durante lançamento do Plano Diretor para o Distrito de Mimoso, autoridades de Mato Grosso e moradores do distrito.

A Câmara Municipal concedeu a Comenda Rondon ao governador Blairo Maggi, ao secretário de Infra-Estrutura, Luís Antônio Pagot, à deputada federal Celcita Pinheiro, senador Jonas Pinheiro e presidente do TJ, desembargador José Ferreira Leite. A Assembléia concedeu Moção de Homenagem a antigos moradores de Mimoso. A escola do distrito, que é uma homenagem à mãe de Rondon, Claudina da Silva, também recebeu a Comenda Senador Filinto Muller, concedida pela AL-MT.

O ex-governador do Estado, José Garcia Neto, também foi homenageado, e agradeceu a homenagem a Rondon, com a implantação do plano diretor no distrito.”Parabenizo o governador Blairo pela visão de recuperar o que um foi um dia o sonho de Rondon”, ressaltou Garcia Neto.

O historiador Aecim Tocantins presenteou o governador Maggi e a primeira-dama, Terezinha Maggi, com fotos e cartas que pertenceram ao marechal Cândido Rondon.”É me grato neste dia passar ao senhor os documentos elaborados por Rondon, de quem meu pai, Odorico Tocantins, foi amigo e confidente”.

Durante a sessão, a Câmara Municipal de Santo Antônio de Leverger entregou solicitação à AL para que denomine o novo prédio da instituição com o nome de Rondon.

PAVIMENTAÇÃO - Na oportunidade, foi assinada a autorização de convênio entre o Governo do Estado e o Departamento de Engenharia e Construções do Ministério da Defesa, para pavimentação asfáltica das rodovias MT-361, da localidade de Porto de Fora a Barão de Melgaço, e MT-040, de Porto de Fora a Mimoso. As obras serão realizadas em parceria entre a Secretaria de Infra-Estrutura e o 9º Batalhão de Engenharia e Construção de Mato Grosso.

Conforme o secretário Luís Antônio Pagot, o plano diretor de Mimoso contemplará ações de desenvolvimento sustentável, além de contribuir para o resgate da memória do grande brasileiro que foi Rondon.”O plano é uma recomendação do Governo para que traga melhoria na qualidade de vida do povo pantaneiro, além de buscar ações para geração de renda para a comunidade”, destacou Pagot.

“O plano vai devolver ao povo de Mimoso tudo o que Rondon fez por essa terra. As ações a serem realizadas terão um rumo e irá incrementar o turismo no distrito”, ressaltou o prefeito de Santo Antônio, Eduardo Belmiro.

“É um honra para o Exército brasileiro participar das obras do Governo que são uma justa homenagem a Rondon”, afirmou o general Enzo Martins Perí, chefe do Departamento de Engenharia e Construção do Ministério de Defesa.

O governador Blairo Maggi destacou a importância em dar seqüência às obras do Memorial Rondon, além de gerar melhores condições de vida para a comunidade. “É uma grande satisfação poder reverenciar esse momento tão importante para Mato Grosso e para o Brasil”. Maggi lembrou ainda que as obras serão iniciadas imediatamente e concretizadas até novembro de 2006. “Mais importante que as obras físicas, é o resgate da memória de Rondon, que deve ser plantada nesse distrito, além do impacto das ações sociais para a comunidade”, finalizou Maggi.

O plano diretor de Mimoso prevê ações para o desenvolvimento sustentável com qualificação dos artesãos locais, criação de um grupo de escoteiros para orientação aos turistas e ações sócio-ambientais; sistema viário e urbano, construção de uma marina no rio Mutum e aeródromo comunitário. As ações de proteção ainda prevêem a renovação do casario e da escola e igreja da comunidade. Segundo o secretário Pagot, neste ano serão pavimentados cerca de 5 quilômetros da estrada de acesso ao distrito.

Participaram da solenidade em Mimoso, os secretários de Estado, Homero Pereira (Desenvolvimento Rural), Geraldo Gonçalves (Comunicação Social), Geraldo de Vitto (Administração), coronel Walter Pereira (Casa Militar), Joaquim Sucena (Casa Civil), Louremberg Rocha (Ação Política); presidente do Intermat, Jair Mariano; presidente do Detran, Moisés Sachetti; deputados estaduais e federais; senador Jonas Pinheiro, presidente do Tribunal de Justiça do Estado, desembargador José Ferreira Leite; presidente do Innstituto Geográfico e Histórico de Mato Grosso, João Carlos Ferreira; prefeito e Barão de Melgaço, Ibson Leite; vereadores de Santo Antônio de Leverger; reitor da Unemat, Taisir Karim.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/383989/visualizar/