Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 01 de Maio de 2004 às 18:27

    Imprimir


Bagdá - Cinco soldados norte-americanos foram mortos no Iraque hoje, dia em que se completou um ano da declaração do presidente George W. Bush dando por encerrada a guerra. Um outro soldado, ferido num ataque na sexta-feira, faleceu num hospital.

Das baixas de hoje, três militares morreram e cinco foram feridos em duas explosões de bombas em estradas perto de Qarrayah, na região de Mossul, norte do país. Os outros dois eram marinheiros e "realizavam operações contra rebeldes" na Província de Bagdá, região sunita a oeste de Bagdá. Os militares não informaram as circunstâncias das mortes.

Hoje, prosseguia a retirada dos marines de bairros e dos arredores de Faluja, cujo controle os americanos entregaram para forças de segurança iraquianas lideradas por um ex-general do Exército de Saddam Hussein. Os moradores de Faluja celebraram a retirada como uma vitória da cidade sobre as forças dos EUA. As lojas, cafés e restaurantes estão reabrindo aos poucos, depois de um mês de cerco militar americano.

Bush disse hoje em seu programa semanal de rádio que as forças norte-americanas ainda enfrentam sérios desafios no Iraque, mas a situação está melhorando para os iraquianos.

Em Londres, o ministro das Forças Armadas, Adam Ingram, admitiu que a Grã-Bretanha está considerando enviar mais tropas ao Iraque, para suprir a lacuna deixada com a retirada dos 1.400 soldados espanhóis, a ser concluída no dia 27. "Isto é algo que realmente tem de ser considerado dado o fato de que há agora uma situação diferente no terreno por causa da saída das forças espanholas", explicou Ingram.

As tropas da República Dominicana também começaram a deixar o Iraque e o presidente Hipólito Mejía adiantou que elas não regressarão. Dos 440 soldados dominicanos, 140 partiram rumo à Espanha na noite de sexta-feira. Os demais devem regressar em uma semana.




Fonte: AE - AP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/384342/visualizar/