Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Agronegócios
Sábado - 01 de Maio de 2004 às 16:11
Por: Suzi Bonfim

    Imprimir


A missão técnica da Comunidade Européia estará em Mato Grosso, na próxima segunda-feira (03/05), para vistoriar o serviço de sanidade animal realizado no Estado. Os técnicos estão no Brasil, desde o dia 26 de abril, percorrendo os estados de Goiás e Mato Grosso do Sul.

Em Cuiabá irão se reunir com o secretário de Estado de Desenvolvimento Rural, Homero Pereira, o delegado federal de Agricultura, Paulo Bilégo e o presidente Instituto de Defesa Agropecuária (Indea), Décio Coutinho, às 8h, na sede Delegacia Federal de Agricultura (DFA) em Várzea Grande.

O que determinou a vinda da Missão Européia a Mato Grosso é o interesse comercial. Os países europeus buscam mercados alternativos em função da incidência de doenças no rebanho bovino como a vaca louca. Mato Grosso, por suas vez, quer ampliar o número de municípios habilitados para a exportação de carne bovina. Condições para que isso aconteça não faltam. O desempenho dos itens que serão avaliados pela Missão Européia no Estado está dentro dos padrões mundiais de imunização, segundo o presidente do Indea, Décio Coutinho. “Nós temos plena condição de ampliar a área habilitada para exportação de carne bovina em Mato Grosso. O serviço de sanidade animal executado pelo Indea é o mesmo em todo o Estado”, assegurou Coutinho. Os técnicos europeus irão avaliar o controle de trânsito, a emissão de documentos sanitários e as estruturas, física, de pessoal e de capacitação técnica do setor de defesa animal.

No roteiro da Missão Européia estão os municípios de Lucas do Rio Verde (330 km de Cuiabá), na tarde de segunda-feira (03/05); Tangará da Serra (250 km da capital), na terça-feira (04/05) e Araputanga (330 km de Cuiabá), na quarta-feira. Esta é a programação inicial, mas como a escolha entre os municípios habilitados no Estado, é aleatória, nada impede que haja mudanças de última hora. Em cada município, a missão pode vistoriar propriedades, revendas, frigoríficos e o escritório regional do Indea, responsáveis pelo serviço de sanidade animal em cada município.

Um dos fatores favoráveis para que Mato Grosso possa não só manter, mas ampliar a área habilitada para exportação de carne bovina é o resultado da última sorologia realizado pelos técnicos do Indea e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) no Estado em outubro e novembro do ano passado. O teste realizado nos rebanhos bovino e bubalino confirmou a ausência de atividade viral de febre aftosa.

Na Balança Comercial de Mato Grosso, a carne, entre os meses de janeiro e março deste ano, contribuiu com 6,37% do total das exportações. Foram comercializados mais de US$ 39,858 milhões em quatro meses. A carne bovina representa 69,61% do volume do produto exportado, índice que vem aumentando, de acordo com o Centro Internacional de Negócios (CIN) da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), e já é 6,37% maior que índice exportado no mesmo período do ano passado.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/384353/visualizar/