Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Agronegócios
Sábado - 01 de Maio de 2004 às 15:47
Por: Suzi Bonfim

    Imprimir


A segunda etapa da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa, que será realizada no mês de maio tem como meta imunizar 100% do rebanho bovino, de 0 a 24 meses, estimado em 10,5 milhões de cabeças. Ao mesmo tempo, o Instituto de Defesa Agropecuária (Indea) da Secretaria de Desenvolvimento de Mato Grosso (Seder) e a Federação de Agricultura de Mato Grosso (Famato) vão realizar uma pesquisa junto aos pecuaristas, para saber se o processo de imunização dos rebanhos bovino e bubalino deve mudar e ser realizado não em três etapas (fevereiro, maio e novembro), mas em apenas dois meses do ano (maio e novembro). Na segunda opção, 100% do rebanho, de mamando a caducando, terá que ser vacinado. A Famato vai enviar para cerca de 100 mil propriedades cadastradas o formulário da pesquisa e a resposta dos pecuaristas deverá ser encaminhada aos escritórios do Indea, com a comunicação da vacinação do gado, até o dia 10 de junho.

O pecuarista, atualmente, realiza a imunização do rebanho em três etapas distintas: fevereiro (rebanho de 0 a 12 meses), em maio (rebanho de 0 a 24 meses) e em novembro ( 100% do rebanho). A discussão sobre a possibilidade de mudanças no calendário surgiu em função das chuvas que todo ano dificultam o processo de vacinação no Estado. Tradicionalmente, o índice da campanha de vacinação na etapa de fevereiro é menor do que o registrado nas outras etapas. Em fevereiro de 2004, apesar da chuva, o índice foi de 85% de imunização. Os percentuais de vacinação de maio e novembro de 2003 foram 96% e 98%, respectivamente.

“Diante das reclamações dos pecuaristas e considerando que nossos vizinhos - parte da Bolívia, os estados de Rondônia e Tocantins - são reconhecidos como área livre de febre aftosa com vacinação e o Pará também está próximo de ser reconhecido como área livre, existe a possibilidade de alteração do calendário”, garantiu o presidente do Indea, Décio Coutinho. Mato Grosso tem o maior rebanho bovino do país, de acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) com 24,7 milhões de cabeças de gado e, é considerado área livre de febre aftosa com vacinação, desde janeiro de 2002.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/384355/visualizar/