Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Segunda - 26 de Abril de 2004 às 15:18
Por: Beto Dock

    Imprimir


No dia 29 de abril, no Arquivo do Senado, a Senadora Serys Slhessarenko, presidente da Comissão do Ano da Mulher no Senado Federal estará lançando “Dados Biográficos das Senadoras” às 18h e também o lançamento da publicação “Diploma Mulher Cidadã Bertha Lutz – Três Anos”, que homenageia as mulheres laureadas nos três anos de existência do prêmio.

O Diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz foi instituído no Senado Federal no ano de 2001, visando a cada ano premiar cinco mulheres de destaque no cenário nacional na defesa dos direitos da mulher. A primeira outorga ocorreu em 8 de março de 2002, durante as comemorações do Dia Internacional da Mulher. Em 2004 foi realizada a terceira sessão especial para a entrega do Diploma.

O presidente do Senado, José Sarney confirmou presença, além das oito atuais senadoras e as demais ex-senadoras de legislações passadas.

O presidente do Senado, José Sarney, vai lançar nesta quinta-feira (29) Dados Biográficos das Senadoras Brasileiras, edição especial da Subsecretaria de Arquivo em comemoração ao Ano Nacional da Mulher, que reúne o perfil e a atividade parlamentar das 28 mulheres que assumiram mandato na Casa desde que Eunice Michiles ocupou uma cadeira no Plenário, em 1979, representando o Amazonas.

A primeira senadora brasileira assumiu pelo falecimento do titular da vaga e exerceu o mandato até 1987, sempre como a única voz feminina na Casa. Somente em 1991 é que seriam eleitas Júnia Marise, por Minas Gerais, e Marluce Pinto, por Roraima. Atualmente nove senadoras desempenham o mandato, porque Marina Silva licenciou-se para assumir o Ministério do Meio Ambiente, e todas devem estar presentes ao lançamento.

No volume estão disponíveis dados pessoais, formação educacional, mandatos eletivos, cargos públicos, informações profissionais, resumo da vida política, missões no exterior, homenagens recebidas, participação em congressos e seminários, e também a ementa dos discursos pronunciados e das matérias apresentadas.

Além de homenagear as mulheres, o Senado pretende com esta publicação destacar a luta das mulheres pelo pleno exercício da cidadania, expressa de forma mais clara justamente na representação política. A obra também vai atender a inúmeras solicitações de jornalistas, estudiosos e pesquisadores, que constantemente recorrem aos bancos de dados da Casa em busca de informações sobre o desempenho das senadoras.

A diretora do Arquivo do Senado, Rosa Maria Gonçalves Vasconcelos, ressaltou a ênfase dada pelo presidente da Casa aos projetos de preservação da memória do Legislativo, lembrando que ele foi o responsável pela reformulação das instalações físicas do Arquivo em 1996.

- O apoio do senador José Sarney a este evento sinaliza o fecho de um ciclo e a abertura de um novo, em que os projetos sobre a memória do Legislativo desdobram-se e começam a ganhar corpo - afirmou




Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/384852/visualizar/