Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 23 de Abril de 2004 às 17:54
Por: Suzi Bonfim

    Imprimir


A Secretaria de Desenvolvimento Territorial (SDT) do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) realiza nos dias 25,26 e 27 de abril, em Chapada dos Guimarães, a 60 km de Cuiabá, a “Oficina Territorial de Alinhamento Conceitual, Metodológico e Articulação das Ações Territoriais da Baixada Cuiabana”. A Oficina tem início às 8h, na Chapada Holística Hotel, no bairro Aldeia Velha. Os técnicos da SDT/MDA, Rosângela Barros, Medson Jane da Silva e Pedro Corrêa comandam a reunião com o apoio da equipe da secretaria adjunta de Agricultura Familiar da Secretaria de Desenvolvimento Rural de Mato Grosso (Seder).

Este é a segunda oficina territorial realizada no Estado com o objetivo de capacitar os representantes das entidades organizadas dos municípios que compõem os territórios para a construção da estratégia participativa de implementação de políticas públicas. O processo de articulação dos municípios está sendo coordenado Seder.

Mato Grosso está dividido em três territórios: Território do Baixo Araguaia, Território da Baixada Cuiabana e Território Portal do Amazonas que envolvem 44 municípios. O principal critério utilizado pela Seder na divisão dos territórios, de acordo com exigências do MDA, foi o número de agricultores familiares e de políticas públicas existentes na região.

Na pauta de discussão das Oficinas estão temas como a contextualização da Secretaria de Desenvolvimento Territorial sobre o funcionamento, estrutura e papel de cada coordenação e gerência nos municípios que fazem parte do território, a construção da estratégia participativa, e identificação de programas e projetos governamentais e não governamentais que possam ser integrados para o desenvolvimento territorial e discussão sobre as condições necessárias para implantação de uma política de desenvolvimento territorial. Foram realizadas, até o momento, as oficinas estadual e do Território do Baixo Araguaia.

Confira a relação dos territórios de Mato Grosso:

Território Baixada Cuiabana: Formado por 13 municípios, tem aproximadamente 14 mil famílias entre pescadores, agricultores familiares, assentados e remanescentes de escravos (quilombolas).

- Rosário Oeste, Planalto da Serra, Chapada dos Guimarães, Acorizal, Várzea Grande, Santo Antonio do Leverger, Jangada, Nobres, Barão do Melgaço, Cuiabá, Nova Brasilândia, Nossa Senhora do Livramento, Poconé.

Território Baixo Araguaia: É formado por 15 municípios e tem mais de 25 mil famílias em assentamentos da reforma agrária e agricultores familiares tradicionais.

- São José do Xingu, Vila Rica, Porto Alegre do Norte, Luciara, Serra Nova Dourada, Bom Jesus do Araguaia, Santa Cruz do Xingu, Canabrava do Norte, São Félix do Araguaia, Confresa, Alto Boa Vista, Santa Terezinha, Novo Santo Antônio, Ribeirão Cascalheira, Querência.

Território Portal do Amazonas: É o maior de todos com 16 municípios e mais de 20 mil famílias assentadas. Já estão integrados em outras ações como a do Programa Vida Rural Sustentável coordenado pelo Sebrae. Também têm um bom nível de organização

-Alta Floresta, Apiacás, Carlinda, Colíder, Guarantã do Norte, Matupá, Nova Bandeirante, Nova Canaã do Norte, Nova Guarita, Nova Monte Verde, Nova Santa Helena, Novo Mundo, Paranaíta, Peixoto de Azevedo, Terra Nova do Norte, Marcelândia.




Fonte: Redação/Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/385128/visualizar/