Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Quinta - 22 de Abril de 2004 às 13:27
Por: Agência EFE

    Imprimir


WASHINGTON - Mary McGrory, que aos 85 anos era a colunista mais veterana do jornal Washington Post, morreu depois de uma carreira de 60 anos que a converteu em uma das lendas do jornalismo americano. McGrory, que começou no jornalismo na crítica de livros em meados dos anos 40, conseguiu depois de muita insistência passar a escrever notícias em 1954 para o Washington Star.

Sua primeira tarefa foi nada menos que cobrir as audiências da famosa Comissão de Atividades Antiamericanas do senador Joe McCarthy. McGrory alcançou notoriedade porque descrevia com prosa alegre e mordaz as misérias e grandezas do mundo político de Washington. ''Mary foi simplesmente uma das melhores colunistas de opinião de seu tempo'', disse o diretor executivo do Post, Leonard Downie, no obituário publicado hoje pelo jornal.

Entre as conquistas de McGrory estão um Prêmio Pulitzer e a inclusão pela administração do presidente Richard Nixon de seu nome em sua ‘lista de inimigos’. ''Era a escritora mais luminosa e a pensadora mais clara de todo o setor'', destacou a colunista do New York Times Maureen Dowd.

Por exemplo, pouco depois de o presidente George W. Bush tomar posse, em janeiro de 2001, escreveu uma coluna sobre como os professores de terceiro grau deveriam desesperar-se com a forma com que o governante maltrata a gramática inglesa. Apesar de sua idade, continuou escrevendo suas colunas até poucas semanas atrás, quando sofreu um derrame cerebral.




Fonte: JB Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/385254/visualizar/