Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Terça - 20 de Abril de 2004 às 10:57

    Imprimir


O Japão, fiel aliado dos Estados UNidos e com um contingente no Iraque, expressou nesta terça-feira o temor de que a retirada dos soldados espanhóis, ordenada no domingo (18) por Madri, anime outros países a seguir o mesmo caminho.

"Se a Espanha se retira, então é possível que outras nações façam o mesmo" (como já aconteceu também com Honduras), disse o ministro de Defesa, Shigeru Ishiba, em uma entrevista à imprensa.

De qualquer modo, Fukuda reafirmou que o Japão não vai retirar os seus 550 soldados mobilizados em Samawa, cidade xiita do sudeste iraquiano.

Honduras

Ontem à noite, o presidente de Honduras, Ricardo Maduro, anunciou a saída, "o mais rápido possível", dos 368 militares hondurenhos enviados ao Iraque.

Maduro falou em rede nacional acompanhado do chanceler Leonidas Rosa, do ministro da Defesa, Federico Brevé, e do chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, general Isaías Barahona.

O presidente destacou que os "soldados cumpriram com os objetivos da missão, nos termos do decreto legislativo que autorizou sua saída do território nacional, dentro da resolução 1483 do Conselho de Segurança da ONU".

O batalhão hondurenho, integrado por 370 homens, chegou a Najaf em 29 de agosto do ano passado, sendo substituído em fevereiro por outro contingente de igual número, mas dois soldados doentes foram dispensados.

O premiê espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, determinou a retirada dos 1.432 militares espanhóis no Iraque, o que foi confirmado no domingo durante uma reunião dos chefes militares com o novo ministro da Defesa, José Bono.




Fonte: France Presse/Tóquio

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/385470/visualizar/