Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Segunda - 19 de Abril de 2004 às 14:12
Por: Só Noticias

    Imprimir


Segundo balanço da secretaria municipal de Saúde de Nova Mutum um total de 277 idosos foram vacinados no município durante o dia “D” da Campanha Nacional de Vacinação do Idoso contra a Gripe, no último sábado (17). O número de doses distribuídas equivale a cerca de 57,7% da meta de vacinação do município para a campanha deste ano, que é de imunizar 482 idosos.

A vacinação ocorreu durante todo o dia, das 7h às 17h, nos três postos de saúde da cidade (Jardim, Colina e Araras) e também nos postos da comunidade Ranchão e do Pontal do Marape. Do total de pessoas vacinadas, 93 têm entre 60 e 64 anos e a maioria, 184 pessoas, tem acima de 65 anos.

As pessoas que não tomaram a vacina durante o último sábado podem continuar se dirigindo até os postos de saúde da cidade até o dia 30 de abril para se vacinarem. Os postos estão atendendo de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h.

De acordo com a coordenadora da secretaria de Saúde de Nova Mutum, Anke Schwabe, também será feito um trabalho de busca ativa através das agentes comunitárias de saúde nas residências onde há idosos, visando orientá-los sobre os benefícios da vacinação e os riscos de ficar sem se vacinar. “No caso dos idosos que não conseguem se locomover até os postos estaremos disponibilizando um veículo para levar a vacina até os mesmos. Nós só não podemos obrigar as pessoas a tomarem a vacina”, salientou a coordenadora, lembrando que com esse trabalho que está sendo feito a secretaria municipal de Saúde acredita que a meta do município será atingida até o final da campanha.

Importância – A vacina protege o indivíduo contra o vírus influenza, que causa a gripe. A pessoa vacinada corre menos riscos de desenvolver quadros graves de gripe, que requerem internação hospitalar e podem evoluir para pneumonia ou mesmo a morte. Os maiores de 60 anos são mais vulneráveis a esses quadros graves e é por isso que o Ministério da Saúde realiza campanhas anuais de vacinação dirigidas aos idosos.




Fonte: Com Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/385558/visualizar/