Repórter News - www.reporternews.com.br
Nacional
Terça - 06 de Abril de 2004 às 18:10

    Imprimir


O Sistema Brasileiro de Identificação e Certificação de Origem Bovina e Bubalina (Sisbov) tem, a partir de hoje, novas normas de rastreamento e identificação dos animais. Todos os animais devem ser rastreados a partir dos 40 dias de idade e o selo que deve ser fixado no brinco preso à orelha do animal terá novo formato, com a marca dáágua do Sisbov, a impressão padronizada contendo o selo oficial, e um novo código de 15 dígitos.

O código anterior, continha 17 dígitos e identificava também a microrregião de origem do animal. O novo selo identificará o país e o estado de origem do animal, além de conter nove dígitos identificando o bovino ou bubalino, e um dígito identificador final.

De acordo com o calendário, a partir do próximo dia 31 de maio, o prazo mínimo de registro na base será de 90 dias. Depois, a partir de 30 de novembro, serão 180 dias e, de 31 de maio de 2005 em diante, o Ministério da Agricultura só liberar o abate se o animal estiver na base de dados por, no mínimo, 365 dias.

A partir de 31 de dezembro de 2005, todo animal originário de criação de zona livre de febre aftosa e dos estados em processo de declaração, independente de ser destinado à exportação, deverá ser incluído no Sisbov. A inclusão do animal nascido após esta data deverá ocorrer até 90 dias após seu nascimento.

Os animais originários dos demais estados deverão estar no sistema a partir de 31 de dezembro de 2007. Hoje, existem quase 15 milhões de animais no Sisbov. Segundo o ministério, o rastreamento é uma exigência do mercado internacional para o comércio de bovinos.




Fonte: JB Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/386767/visualizar/