Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Terça - 06 de Abril de 2004 às 12:53
Por: Raquel Teixeira

    Imprimir


Com o tema "Regionalização e Inclusão", foi aberto na noite desta segunda-feira (05.04), no Teatro Universitário, o 11º Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá. O evento segue até sábado (10.04) com exibição de vídeos e filmes de curta e longa metragem que estão competindo no festival. Com a intenção de prestigiar as produções mato-grossenses que não estão na competição, todos os dias será exibido um filme local.

O festival foi aberto pelo produtor do evento, Luís Borges, seguida da apresentação da Orquestra Juvenil de Flauta "Meninos do Pantanal", do bairro Jardim Vitória. Depois foi exibido o trailer do longa mato-grossense "A oitava cor do arco-íris", rodado em Cuiabá e no distrito da Guia, do cineasta Amauri Tangará, e com lançamento previsto para junho deste ano. Participaram da abertura do festival o presidente da Fundação de Promoção Social, Sílvio Fidelis, além do representante da Secretaria de Estado de Cultura, Paulo Roberto Galhardo e representantes das instituições patrocinadoras, além dos atores Marcélia Cartaxo e Caio Junqueira.

Para o presidente da Prosol, professor Sílvio Fidélis, a parceria entre a organização do festival e o Governo do Estado, busca a promoção da cidadania por meio da exibição de filmes em instituições escolares, casas de apoio e penitenciária. "É uma forma de incluir socialmente, levando um pouco da cultura do cinema a pessoas que não tem acesso".

O produtor do evento, Luís Borges, explica que as atividades paralelas, antes concentradas no decorrer do evento, nesta edição começaram a ser realizadas dois meses antes, como as mostras "Cinema Paradiso", que já ocorre há nove anos e "Regionalização e Inclusão", que busca promover a cultura áudio-visual no Estado, além da Feira Áudio-visual. "Temos que mostrar esse mercado que cresce, pois é um setor que contribui, fomentando o mercado e gerando renda e oportunidades", afirma Luís, anunciando ainda que serão investidos no setor cerca de R$ 9,5 milhões, através da Lei de Incentivo à Cultura.

MOSTRAS PARALELAS - A mostra "Cinema Paradiso" exibiu filmes em diversas instituições de Cuiabá, levando a sétima arte a pessoas que não tem livre acesso ao processo cultural. Filmes de curta-metragem foram exibidos na Casa de Solidariedade, Sociedade Pestalozzi, Abrigo Bom Jesus de Cuiabá, Pronto Socorro Municipal de Cuiabá e Penitenciária Feminina do Pascoal Ramos.

A Mostra "Regionalização e Inclusão" levou aos municípios do interior filmes e vídeos de curta-metragem, fazendo uma retrospectiva da produção cinematográfica mato-grossense, como forma de fortalecer as identidades culturais de cada região. Foram contempladas com a mostra as cidades de Chapada dos Guimarães, Primavera do Leste, Rondonópolis, Cáceres, Sinop e Tangará da Serra.

Paralelo ao festival, acontece o seminário "Regionalização e Inclusão", nos dias 8 e 9 de abril, onde produtores, autoridades do Estado e Governo Federal discutirão o projeto de lei que tramita na Câmara Federal, referente à regionalização da programação cultural, artística e jornalística nas emissoras de rádio e tv.

A mostra "Curta Mais" exibe curtas-metragens aos estudantes universitários, como forma de promover o conhecimento e interesse pelo cinema.

O projeto Cine Escola, que acontece de 6 a 12 de abril, levará estudantes de Cuiabá ao Teatro da UFMT para assistir os filmes em exibição no festival.

PROGRAMAÇÃO - Foram exibidos na noite de abertura do festival o curta "Passa na Semana que Vem", de Evandro Birello - na mostra Vídeos do Mato; "Desirella", na categoria mostra competitiva de vídeo; "Rua da Escadinha,162" e "Tempo de Ira - na mostra competitiva de curtas; e "Garotas do ABC", na categoria competitiva de longa.

APOIO - O 11º Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá contou com apoio do Governo do Estado, por meio da secretaria de Estado de Cultura, Unesco, além do Ministério da Cultura, e outras instituições públicas e privadas.




Fonte: Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/386813/visualizar/