Repórter News - www.reporternews.com.br
Nacional
Terça - 06 de Abril de 2004 às 12:25

    Imprimir


A diretoria executiva do Sebrae em Mato Grosso se reúne na tarde desta quarta-feira (07/04) com o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, para tratar sobre a participação do ministério no Amazontech 2004 - Novos Rumos para a Ciência, Tecnologia e Negócios Sustentáveis - que neste ano será realizado em Cuiabá, no Centro de Eventos do Pantanal, no período de 16 a 21 de agosto. Na próxima semana, dia 13 de abril, a audiência será com o ministros Ciro Gomes (Integração Nacional) e Roberto Rodrigues (Agricultura, Pecuária e Abastecimento), também para tratar sobre a participação dos ministérios no evento. O lançamento do Amazontech será no próximo mês de maio, dia 11, no auditório do Sebrae Nacional, em Brasília.

Já estão acertadas as participação dos ministérios do Meio Ambiente, do Trabalho e Emprego e Turismo, além do Sipan (Sistema de Proteção da Amazônia), Caixa Econômica Federal, CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e Embrapa, que vai montar uma vitrine viva com as principais culturas do Estado no entorno do Centro de Eventos. Duas personalidades internacionais já confirmaram sua presença em Cuiabá, durante o Amazontech 2004: Gunther Pauli, presidente da Fundação Zeri (www.zeri.org), localizada em Genebra, na Suiça, ONG voltada para questões ligadas à água, alimentos, assistência de saúde, abrigo, energia, educação e empregos; e Anthony Domenico Cortese, presidente da Second Nature, de Boston (EUA), que trabalha com a sustentabilidade do meio ambiente.

Segundo o consultor do Sebrae para o Amazontech, Clovis Nobres de Miranda, que acompanha a diretoria do Sebrae nas audiências com os ministros, o principal objetivo do Amazontech é mostrar tecnologias voltadas para o desenvolvimento sustentável da Amazônia. "A participação dos vários ministérios no evento tem o propósito somar conosco nessa proposta de olhar a Amazônia com um olhar amazônico". Clóvis de Miranda é formado em Agronomia pela Escola Nacional de Agronomia, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, com pós-graduações no Centro de Estudos Latino-americanos da Universidade de Boston e na Escola Fletcher de Leis e Diplomacia.

O Amazontech é um trabalho capitaneado pelo Sistema Sebrae na Amazônia Legal, Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) e outras entidades atuantes na região, com objetivo de promover o intercâmbio de conhecimentos técnicos e científicos e de projetos ecologicamente corretos que viabilizem a auto-sustentabilidade da região Amazônica, com foco na promoção de negócios. É um evento que visa articular políticas públicas e outros mecanismos que viabilizem o desenvolvimento, a sustentabilidade e o incentivo aos negócios, promovendo a inclusão social pelas vias do empreendedorismo, da ciência e tecnologia. Serão 4 conferências, 9 fóruns, 20 palestras, 11 cursos, 9 oficinas, uma rodada de negócios, uma rodada de projetos, uma vitrine tecnológica de produtos vivos, uma feira, eventos culturais e eventos institucionais. As atividades estão agrupadas em torno dos eixos que se entendem delimitadores do desenvolvimento tecnológico na região: água, biodiversidade vegetal e animal, solo, minérios, o mundo abstrato dos povos autóctones e da realidade real, infra-estrutura, serviços e logística, ciência, tecnologia e políticas de desenvolvimento.




Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/386823/visualizar/