Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Segunda - 29 de Março de 2004 às 17:33
Por: Edivaldo de Sá

    Imprimir


Com a proximidade das eleições deste ano, aumenta o numero de transferências e cadastramento de eleitores, muitas vezes provocadas pelos ávidos candidatos que usam de todos os artifícios para garantirem sua eleição, e para isso vale qualquer coisa. Com o objetivo de evitar fraudes e para informar quais são os procedimentos legais da Justiça Eleitoral, o Juiz Eleitoral da 17ª Zona, Geraldo Fidelis Fernandes, Comarca de Arenápolis, que compreende ainda os municípios de Santo Afonso e Nova Marilândia, esteve reunido, durante toda a manhã de hoje, no Salão Paroquial do Município de Santo Afonso, com vereadores, presidentes e representantes de partidos para explicar as normas para a transferência e cadastramento de eleitores, válidos para a eleição de outubro próximo.

Santo Afonso possui cerca de 2.070 eleitores, com uma população estimada em 3.100 pessoas. Durante a revisão eleitoral no ano passado, cerca de 600 títulos foram cancelados, por não haver comprovação de endereço no município.

Geraldo Fidelis Fernandes disse que o objetivo, seguindo uma determinação do Presidente do TRE –Tribunal Regional Eleitoral, Desembargador José Ferreira Leite e do Corregedor Flávio Bertim, é o de garantir total transparência e lisura ao processo. “Nós da Justiça Eleitoral queremos que todo mundo apto, possa votar. È determinação superior que nós facilitemos dentro da legalidade o ingresso do cidadão ao exercício da democracia” afirmou o magistrado.

“Na verdade está é uma reunião preparatória, buscando a transparência nos procedimentos eleitorais e de certa forma esclarecendo duvidas que as pessoas envolvidas diretamente possam ter’ salientou Fidelis Fernandes”.

Na reunião o Juiz Eleitoral solicitou ainda que os partidos políticos no município indiquem dois delegados cada para acompanhar todo o processo, inclusive para fiscalizar as transferências e o cadastramento de eleitores. “Além das exigências comprobatórias de domicilio eleitoral, ninguém mais do que eles para certificarem a veracidade das informações e a nomeação de dois delegados por partido, no meu entendimento garante transparência, lisura e a certeza de um processo eleitoral sem vícios” ponderou Geraldo Fidelis Fernandes.

Ele disse ainda que com esta iniciativa pretende afastar a possibilidade de eleitores de outros lugares mancharem o processo eleitoral, decidindo a eleição, sem estarem comprometidos com o dia-a-dia da cidade. Geraldo Fidelis Fernandes disse também que é comum nesta época pessoas utilizarem-se de expedientes ilegais e criminosos, para a conseguirem atingir seus objetivos eleitorais. “Infelizmente o político ao utilizar alguns expedientes, coloca a classe em descrédito” destacou ele.

Na verdade a preocupação do magistrado é com a possibilidade de acontecer à falsificação de documentos exigidos pela Justiça Eleitoral para comprovar o domicilio eleitoral dos eleitores. De acordo com ela, na semana passada, dois ônibus, de Santo Afonso, estacionaram frente ao Cartório Eleitoral, carregado de eleitores, oriundos da Zona Rural, para a transferência e cadastramento de eleitores, mas que uma ampla checagem foi feita para garantir a autenticidade das informações.




Fonte: Redação Reporter News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/387264/visualizar/