Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Terça - 02 de Março de 2004 às 16:18
Por: Marilu Ribeiro

    Imprimir


O Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) em Mato Grosso lança nesta quarta-feira (dia 03.03), às 20h, no Centro de Eventos do Pantanal, o 4 º Salão Mato-grossense de Fotografia - Edição Nacional 2004. O projeto conta com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, com recursos provenientes da Lei de Incentivo com patrocínio em forma de doação da Rede Cemat e da empresa Açofer.

Na solenidade de abertura, Daniel Piza, jornalista, tradutor e escritor, editor-executivo e colunista do jornal Estado de São Paulo, fará palestra sobre o momento cultural brasileiro e seus reflexos na fotografia. Logo em seguida, lança e autografa o livro Jornalismo Cultural, onde traça um panorama da situação da cultura brasileira na atualidade, fazendo um link com a fotografia contemporânea.

Nesta edição 2004, o Salão terá uma abrangência nacional e o tema central será "Um olhar brasileiro sobre a Amazônia", com a proposta de contribuir no processo de descoberta, difusão e valorização da realidade Amazônica.

Segundo Marta Torezan, da Assessoria de Comunicação e Marketing do Sebrae em MT, o Salão pretende estimular a qualificação da produção fotográfica com intercâmbio entre fotógrafos e expectadores, a partir da perspectiva de novas tendências e linguagens das artes visuais.

Marta ressalta que a expectativa é grande e cita ainda a participação em edições anteriores de grandes nomes da fotografia como Araquém Alcântara, Pedro Martinelli, Evandro Teixeira, Cláudia Leão, além de curadores e especialistas em montagens como Nair Benedicto e Marcelo Camargo.

Para o Secretário de Estado de Cultura, Benedito Paulo de Campos, o Salão de Fotografia é um grande evento que capacita os fotógrafos e revela novos talentos, valorizando os profissionais e amadores. "O Salão de Fotografia é muito importante dentro do cenário das artes visuais em Mato Grosso, um elemento importantíssimo na nossa cultura", ressalta, lembrando o papel relevante da imagem no mundo contemporâneo.

Como o tema será fechado, só serão aceitos os trabalhos com imagens captadas na região amazônica brasileira (Acre, Amapá, amazonas, Maranhão, mato Grosso, Rondônia, Roraima, Pará e Tocantins) e/ou internacional (Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana Francesa, Peru, Suriname e Venezuela). Os trabalhos podem contemplar tanto a fotografia documental, quanto as diversas possibilidades de manipulação e construção da imagem fotográfica. Podem participar fotógrafos profissionais e amadores, residentes em todo o território nacional. "Os temas fotografados, no entanto, não precisam ser necessariamente matas, rios, fauna e coisas do gênero", adverte Marta Torezan.

As inscrições podem ser feitas na sede de Sebrae, situada na Avenida Historiador Rubens de Mendonça, nº 3.999- CPA, no período de 03 de março a 07 de maio.Mais informações pelo site www.mt.sebrae.com.br/salaodefotografia e pelo telefone (65) 648-1200.

O julgamento será nos dias 20 e 21 e a divulgação dos resultados no dia 22. A cerimônia de premiação será no dia 9 de junho e a exposição das fotos vencedoras selecionadas, de 9 a 23 de julho.




Fonte: Assessoria/Cultura-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/387517/visualizar/