Repórter News - www.reporternews.com.br
Copa 2014
Terça - 27 de Maio de 2014 às 12:44

    Imprimir


“Chi-chi-chi-le-le-le-viva-chile”. Os cuiabanos provavelmente vão ouvir muito este canto no dia 13 de junho, quando Chile e Austrália se enfrentarem na Arena Pantanal, em Cuiabá, pela Copa do Mundo de 2014. O verso é comumente entoado pelos torcedores chilenos, não só em partidas de futebol, mas também em outros momentos históricos do país.

Por conta disto, a reportagem do Olhar Copa realizou uma pesquisa para saber o significado da canção, que é muito utilizada pelos chilenos. A estrofe é uma adaptação de uma das canções mais representativas do país e foi criada por um estudante de 20 anos. Quando a fez, ele estava em um barco, no ano de 1933.

Já na década de 70 a canção foi adotada pelos clubes de futebol e entoada diversas vezes pelos estádios do Chile. Logo, o verso tornou-se um hino popular na boca dos chilenos. Durante a ditadura de Augusto Pinochet, em 1980, o grito sofreu outra adaptação, desta vez os torcedores de La Roja cantavam "Chi-chi-chi, le-le-le, viva Chile y Pinochet".

O teor político e o nome do ditador foram abolidos das versões oficiais após a saída do militar do poder – o que aconteceu em 1990. Outro caso onde o grito ganhou repercussão mundial foi no resgate dos mineiros que ficaram presos na mina San José, no Deserto do Atacama. A cada trabalhador resgatado era cantado o seguinte verso: "Chi-Chi-Chi-le-le-le-viva los mineros de Chile".

Confira:

É muito provável que o canto ecoe na Arena Pantanal no dia 13 de junho (sexta-feira), quando o Chile enfrentar a Austrália na primeira partida que Cuiabá receberá pelo Mundial de 2014. A partida está marcada para ás 18 horas (horário local). O novo estádio cuiabano terá mais três jogos, além deste. São eles: Rússia x Coréia do Sul (17/06); Nigéria x Bósnia (21/06) e Japão x Colômbia (24/06).





Fonte: Olhar Copa

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/395860/visualizar/