Repórter News - www.reporternews.com.br
Copa 2014
Sexta - 06 de Junho de 2014 às 17:45

    Imprimir


Pollyana Araújo/ G1
Secretário Alexandre Bustamante apresentou plano de segurança
Secretário Alexandre Bustamante apresentou plano de segurança

Com a atuação de 3.300 agentes de segurança, o secretário de Segurança Pública de Mato Grosso, Alexandre Bustamante, disse que quaisquer atos de vandalismo e atentados terroristas deverão ser combatidos durante a Copa do Mundo, em Cuiabá. A uma semana do início do primeiro jogo na capital, os agentes já estão trabalhando para garantir a segurança na chegada dos turistas e dos moradores da capital, que terão a rotina alterada por conta do mundial. "Para nós, a Copa já começou e a nossa preocupação é fazer a segurança de todos que virão para cá", afirmou.

Atuarão na área da segurança 1.700 homens de Mato Grosso e 1.600 agentes das Forças Armadas. Entre os locais que terão reforço estão a Arena Pantanal, onde serão realizados os quatro jogos da Copa; o Fifa Fan Fest; o Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, região metropolitana da capital, e os três hotéis onde ficarão as delegações da Fifa.

"Estamos preparados para o pior, mas temos que diferenciar manifestantes de 'baderneiros', porque é crime danificar o patrimônio", declarou Bustamante, ao informar que existe uma equipe especializada em prevenção antibomba.

Os locais de atuação de cada corporação, entre elas da Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Federal, estão definidas e, segundo Bustamante, cada uma sabe o seu papel nesse trabalho. "Nenhuma força vai trabalhar sozinha nesses locais, pois haverá um trabalho conjunto. Todas as instituições já sabem o que vão fazer", disse, ao explicar que, no aeroporto, por exemplo, a PM fará a segurança externa; a PF a interna, no saguão, enquanto a Aeronáutica, na pista de pouso.

Já na Arena Pantanal foi definida a função de cada instituição por meio dos chamados 'anéis'. No primeiro anel, dentro do estádio, a segurança será feita por seguranças contratados pela Fifa e, no segundo anel, fora da Arena, os policiais militares ficarão responsáveis pelo setor. Na parte externa, a segurança e o controle do trânsito ficarão a cargo dos agentes de trânsito.

Se houver ocorrência policiial, o suspeito deverá ser conduzido para a Delegacia Móvel, da Polícia Civil, que ficará posicionada nas proximidades do estádio. A delegacia funcionará em um ônibus adaptado e terá de plantão um delegado, investigadores e escrivães. No local, é possível registrar boletim de ocorrência e lavrar autos de prisão em flagrante.

'Marketing de emboscada'

Os policiais terão entre as atribuições evitar a propaganda de produtos e marcas que não patrocinam a Copa no entorno da Arena Pantanal. "Isso é algo novo para nós. Na Arena não pode ter propaganda de outro que não seja patrocinador da Fifa", pontuou o secretário. Também não deve ser permitida a venda de produtos e mercadorias que não estejam na lista de patrocinadores do evento na Arena e no Fan Fest, cuja estrutura está sendo montada no Parque de Exposições Jonas Pinheiro, na Avenida Beira Rio, na capital.

Cambistas

Quem for pego revendendo ingressou ou vendendo ingresso falso perto do estádio, deverá ser preso. Na primeira situação, a pessoa detida deverá assinar um Termo Circunstanciado de Ocorrência e, em seguida, liberado. Já quem estiver vendendo ingresso falso deverá ser preso e responder por estelionato.





Fonte: Do G1 MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/396664/visualizar/