Repórter News - www.reporternews.com.br
Copa 2014
Quinta - 26 de Junho de 2014 às 17:09

    Imprimir


Os quatro dias de jogos do Mundial, em Cuiabá, reuniram um público estimado de cerca de 333 mil pessoas e resultaram na detenção de sete estrangeiros, sendo que um dos flagrantes foi realizado na manhã de hoje, quando um colombiano foi detido por furto de aparelho celular. No período de 12 a 24 de junho, a Polícia Civil informou que foram realizados ainda um total de 227 Autos de Prisão em Flagrante Delito (APFD) considerando os plantões nos plantões de Várzea Grande, Cuiabá e da Delegacia de Roubos e Furtos de Cuiabá (Derf). Já a Delegacia do Turista atendeu a um total de 103 ocorrências, sendo 33 furtos, e sete roubos.

Também no período de 12 a 24 de junho foram contabilizados ainda 101 acidentes com vítimas, 96 registros de lesões corporais, dois óbitos e uma detenção por embriagues. Os números foram apresentados pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) que disponibilizou efetivo de 1.743 policiais em cada dia de jogo.

O reflexo das ações foram determinantes para uma redução em 26% no número de crimes registrados em Cuiabá. No entanto, com a demanda no efetivo para as polícias Civil e Militar não será possível que o empregado seja mantido para as ações de rotina. Com encerramento da participação de Mato Grosso no Mundial, o aparato policial (que reuniu cerca de 3.3 mil homens da segurança) começa a ser desmobilizado, apesar do monitoramento dos espaços públicos durante os jogos do Brasil.

Secom-MT

A Arena Pantanal recebeu nos dias das disputas, 131 mil torcedores e o Fifa Fan Fest, instalado no Parque de Exposições Senador Jonas Pinheiro, outras 193 mil. O dia de maior participação de público foi registrado na disputa entre Colômbia e Japão, com total de 34.782 torcedores.

Citando a Copa do Mundo como um grande legado para área de segurança, o secretário titular da pasta, Alexandre Bustamente, pontua que foram investidos R$ 128 milhões para aquisição de equipamentos. “Só na área da Arena Pantanal temos 400 câmeras. Não hoje temos um centro de comando integrado, um imageador aéreo, e 13 municípios que já possuem circuito de monitoramento de vídeo. Tudo isso fica para Mato Grosso”. Ele ainda citou que as ações foram planejadas ao longo de seis meses.

No total, 25 instituições trabalharam em conjunto para a realização dos jogos do Mundial. Pontuando que a integração foi vital para o sucesso das ações, Bustamente, argumenta que muitos policiais abdicaram de férias, licenças para que pudesse atuar. Com efetivo reduzido nas polícias Civil e Militar, ele cita que “nós teremos incorporações ao efetivo ainda nesse semestre”, considerando o concurso público realizado em janeiro deste ano para contratação de 2,1 mil homens e mulheres para área.

Questionado sobre a possibilidade de um novo concurso público para área de segurança ainda em 2014, afirmou “até por uma questão legal temos que finalizar esse processo, mas nós temos estudos para que sejam realizados novos concursos”.

O coordenador do Centro de Operações de Segurança Pública, Joelson Sampaio, declarou que inúmeras atividades foram realizadas ao longo do período, como por exemplo, a realização de vistorias em conjunto com Ministério da Defesa e monitoramento da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), nos hotéis onde as seleções permaneceriam. “Só na área da Arena Pantanal, cada vistoria, levava até seis horas”. Durante a coletiva, coronel Sampaio frisou que em um evento desse porte era necessário seguir a rígidos protocolos de segurança, como acompanhamento das delegações, vistoria nos perímetros por onde as equipes da Família Fifa e arbitragem iriam passar. Ele destacou ainda que a pedido da delegação colombiana os torcedores daquele país não puderam entrar em contato com a seleção.

Já nos cerca de 4,8 mil km de rodovias federais que atravessam Mato Grosso, o superintendente da Polícia Rodoviária Federal Artur Nogueira ainda informou que foram realizadas 31 detenções de motoristas embriagados, resultando ainda na fiscalização a 21 mil pessoas. 





Fonte: Olhar Direto

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/397834/visualizar/