Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 26 de Setembro de 2012 às 16:23

    Imprimir


A equipe formada por três alunos do IFMT Campus Cuiabá – Cel. Octayde Jorge da Silva ficou em primeiro lugar dentre as equipes de Mato Grosso classificadas para a 6ª e última fase da 4ª Olimpíada Nacional em História do Brasil. Ao todo, classificaram-se três equipes do Campus.


A fase final será realizada em Campinas, na Unicamp, nos dias 20 e 21 de outubro de 2012 e a equipe classificada em primeiro lugar - composta por Camilla Bilhão Carvalho, Rodrigo Chiréia Pinho e Victor Hugo Todisco Soares, do 2º ano do Ensino Médio Integrado em Eletrônica - terá suas despesas custeadas pela organização do evento.


Desde junho, os professores de História do Campus Cuiabá, Igor de Lima e Silva e Filipe Canavese, organizam reuniões semanais com os 48 alunos que se inscreveram na competição. Mesmo durante o período de greve dos servidores, os alunos freqüentavam a escola para promover pesquisas, resolver questões e também trocavam informações pela internet, participando de cada fase da Olimpíada.


Rodrigo Chiréia Pinho conta que, durante o período de preparação para as provas, as equipes debateram todas as fases da história do Brasil, resolveram simulados e ele ainda dedicava mais duas horas para estudar a disciplina de História em casa.

Já Victor Hugo Todisco Soares diz que ficou surpreso com a notícia da classificação. “Somos do segundo ano e concorremos com alunos de séries mais avançadas, o que mostra que nossa preparação foi muito boa”, afirma.


Para a representante da equipe que ficou em segundo lugar na instituição, Mariana Alves Bellezzia, aluna do 4º ano do Ensino Médio em Eletrônica, a dedicação de cada um dos colegas aos estudos e o apoio dos professores foram essenciais para se saírem bem. “Através deles, pudemos conhecer exemplares da revista do Instituto Histórico Mato-grossense, que nos auxiliou a alcançar um bom resultado em uma das fases”, diz.


O professor Filipe Canavese destaca que, apesar do caráter de competição da Olimpíada, foi gratificante perceber que os integrantes das equipes foram solidários entre si, compartilhando informações nesses quatro meses de preparação. “Para a fase final, vamos revisar o conteúdo trabalho até então, mantendo a troca de experiências entre todos”, afirma.


Na opinião do professor Igor de Lima e Silva, o ponto em comum entre os finalistas é a predisposição à leitura, o que contribuiu para que se dedicassem a pesquisas e a buscar por informações extras durante o período preparatório. “Ficamos felizes também em saber que os alunos que se destacaram nesta disciplina da área de humanas fazem cursos de áreas técnicas, como eletrônica”, diz.


A Direção Geral do IFMT Campus Cuiabá – Cel. Octayde Jorge da Silva parabeniza os alunos e professores por esta conquista!






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/40428/visualizar/