Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sexta - 19 de Dezembro de 2014 às 07:56

    Imprimir


Reprodução

O curso de medicina da Universidade de Cuiabá (Unic), um dos mais caros pelo qual os estudantes têm de pagar, foi reprovado pelo Ministério da Educação (MEC). A faculdade recebeu nota 2 no Conceito Preliminar de Curso (CPC). O balanço foi realizado pela Folha de S. Paulo, que se baseou nos dados divulgados pelo MEC no Diário Oficial da União (DOU).

O Conceito Preliminar de Curso (CPC), que tem como base o ano e 2013 (o ciclo de avaliação se fecha a cada três anos), leva em consideração, além do Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes), fatores como titulação do corpo docente e infraestrutura da instituição.

Em contraste ao curso da Universidade de Cuiabá (Unic), o oferecido pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) ficando entre os melhores avaliados pelo Ministério, recebendo nota 3 no CPC e 4 no Enade. A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), ainda não foi avaliada.

O MEC avaliou 154 cursos de Medicina em 2013, sendo que destes, 27 (17,5%) receberam nota 2 no CPC (Conceito Preliminar de Curso). O CPC tem gradações entre 1 e 5 –médias 1 e 2 são consideradas insatisfatórias. Entre os que estão desempenho ruim, cinco estão em universidades federais, segundo a portaria do Inep (órgão do MEC). São elas: Universidade Federal de São João Del Rei, Universidade Federal do Pará, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade Federal de Pelotas e Universidade Federal de Campina Grande.

Segundo o censo do ensino superior mais recente, o país possui 206 cursos de medicina. Também foram analisadas graduações como odontologia, enfermagem e educação física.

O outro lado

A Universidade de Cuiabá (Unic) esclarece que tomará as medidas necessárias para reverter o resultado dos indicadores regulatórios do curso de Medicina, como a implantação de um plano de melhoria intensiva.

"Em compromisso com a transparência, a Unic permanece à disposição para quaisquer dúvidas adicionais e ressalta que obteve conceito satisfatório 4 do MEC no Índice Geral de Cursos (IGC), calculado com base também nos resultados do último triênio do Conceito Preliminar de Curso (CPC), fator que comprova a qualidade acadêmica da infraestrutura, do corpo docente e do projeto pedagógico da instituição", informou a instituição de ensino por meio de nota encaminhada ao Olhar Direto.




Fonte: Olhar Direto

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/405712/visualizar/