Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Terça - 30 de Dezembro de 2014 às 06:55

    Imprimir


A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) possui 87,02% dos professores efetivos com pós-graduação em nível de mestrado ou doutorado. Hoje são 847 professores efetivos e destes, 638 possuem títulos de mestre ou doutor. Nos últimos anos houve um crescimento em número de professores com titulação graças ao investimento da Unemat em regulamentar a política de afastamento para qualificação tanto docente como de técnicos administrativos, bem como também a abertura de concurso público que permitiu a entrada de docentes já pós-graduados.

Além do número significativo de professores doutores, 353 e mestres que somam 385, outros 70 professores efetivos da instituição estão afastados para qualificação em nível de mestrado e doutorado. Com o retorno desses professores a Unemat passará a ter 92,55% do seu quadro efetivo com pós-graduação stricto-sensu.

Além do ganho em qualidade de ensino, pesquisa e extensão, a qualificação do quadro docente permite que a Unemat possa ampliar e fomentar mais pesquisas científicas e também propor a abertura de programas de pós-graduação stricto-sensu próprios como mestrados e doutorados institucionais. Atualmente, a Unemat já oferta oito mestrados institucionais, três mestrados profissionalizantes, três doutorados em rede e um doutorado institucional e aguarda a avaliação da Capes em diversos outras propostas de abertura de cursos de pós-graduação.

Para o reitor da Unemat, professor Dionei José da Silva, a instituição agiu acertadamente em garantir e implantar uma política de qualificação, pois com novos professores mestres e doutores muitos projetos de pesquisa estão sendo financiados por órgãos externos como a Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) garantindo recursos e estruturação de laboratórios que servem tanto para a pesquisa como para o ensino.

“Quando assumimos a gestão da Unemat há quatro anos, estava trancado o afastamento docente para qualificação por falta de recursos, mas decidimos que para a instituição era importante investir no quadro de pessoal e com essa política ampliamos as pesquisas e financiamentos e também a oferta de cursos de pós-graduação que contribuem com o desenvolvimento de Mato Grosso”.

Um dado significativo do crescimento da Unemat em qualificação docente é que em 2008 a instituição possuía somente 38 doutores e 166 mestres e outros 14 professores estavam se doutorando. Hoje, além dos atuais mestres e doutores outros 56 professores estão em programas de doutorado e 14 de mestrado.





Fonte: Só Notícias com assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/406197/visualizar/