Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Quarta - 31 de Dezembro de 2014 às 09:54

    Imprimir


Rdnews
Riva deixa a vida pública devido problemas com a Justiça, mas já garante a eleição da filha Janaína
Riva deixa a vida pública devido problemas com a Justiça, mas já garante a eleição da filha Janaína

A carreira política do deputado estadual José Riva (PSD) também chega ao fim em 2014. O social-democrata anunciou que está deixando a vida pública após entrar na disputa pelo governo do Estado e acabar barrado pela Lei da Ficha Limpa.

Riva respode a mais de uma centena de processos por supostos crimes contra a administração pública, peculato, captação ilícita de sufrágio, falsidade na prestação de contas, formação de quadrilhas, além de outras ações promovidas pelo Ministério Público Estadual (MPE) e teve a candidatura indeferida pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) por possuir condenações em órgão colegiado. O parlamentar recorreu da sentença no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mas a Corte confirmou a decisão e o manteve fora do processo eleitoral.

Na eleição, Riva foi substituido pela esposa Janete Riva (PSD) que ficou na terceira colocação. Entretanto, a filha Janaína Riva foi eleita como a segunda mais votada, com 48.171 votos, para sucede-lo na Assembleia.

Por conta dos processos, Riva chegou a ser afastado da presidência da Assembleia. A decisão foi revertida e o socia-democrata reassumiu o comando do Legislativo e deve permanecer no cargo até o encerramento do mandato em 31 de janeiro de 2015.

A trajetória política de Riva iniciou em 1983, quando foi eleito prefeito de Juara. Com 23 anos, tornou-se o gestor mais novo a tomar posse Brasil e o mandato durou até 1988.

Em 1990 concorreu ao cargo de deputado estadual, ficando com a segunda suplência. Em 1994 foi eleito com 8.090 votos. No primeiro mandato, ocupou o cargo de 1o secretário da Mesa Diretora no período de 1995 até 1996. Em 1998 foi reeleito com 29.783 votos e tornou presidente da Assembleia, cargo que voltaria a ocupar posteriormente em votações unânimes.

Em 2002 obteve 65.389 votos e foi eleito novamente sendo reeleito em 2006 com 82.799 votos, atingindo proporcionalmente a maior votação para o cargo na história do Estado e proporcionalmente a maior do país naquele ano. Em 2010, Riva obteve 93.594 votos e foi eleito novamente para deputado estadual, sendo o mais votado no país com 6,13% dos votos válidos.

Desgaste e problemas de saúde

Outro que deixa a vida pública em 2014 após exercer mandatos de vereador por Cuiabá e ocupar a presidência da Câmara da Capital, é o deputado estadual João Malheiros (PR). O republicano decidiu não concorrer a reeleição devido ao desgaste gerado pela renúncia ao cargo de vice-prefeito de Cuiabá. Eleito junto com o atual prefeito Mauro Mendes (PSB), abriu mão de auxiliá-lo na administração da cidade porque os beneficios financeiros oferecidos pela Assembleia são maiores.

O deputado estadual Luiz Marinho (PTB), que também já foi vereador e presidiu a Câmara de Cuiabá, optou por não concorrer a reeleição devido a saúde debilitada. Ainda assim, apoiou a eleição do irmão Eduardo Botelho (PSB), que vai estrear na Assembleia em janeiro de 2015. 





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/406308/visualizar/