Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Quarta - 31 de Dezembro de 2014 às 12:35

    Imprimir


As eleições deste ano asseguraram renovação de 45,8% na Assembleia. Dos 24 deputados, apenas 13 se reelegeram. Entretanto, Walter Rabello faleceu antes da posse e será substituído pelo suplente Gilmar Fabris (ambos do PSD). Por conta do falecimento prematuro do social-democrata, somente 23 parlamentares serão empossados e vão eleger a nova Mesa Diretora, em 1º de fevereiro de 2015.

Neste sentido, após os procedimentos administrativos, o próximo presidente do Legislativo fará a convocação de Fabris para assumir a vaga em aberto. Outros nove, que compõem a atual legislatura, por motivos diversos, não concorreram à reeleição. A lista inclui Alexandre César (PT), Antônio Azambuja (PP), Ezequiel Fonseca (PP) eleito deputado federal, Jota Barreto (PR), José Riva (PSD), João Malheiros (PR), Luciane Bezerra (PSB), Teté Bezerra (PMDB) e Luiz Marinho (PTB).

Entre os 15 parlamentares que tentaram um novo mandato, dois foram reprovados nas urnas. Airton Português (PSD) e Ademir Brunetto (PT) não conseguiram votos suficientes para assegurar as cadeiras. Com o resultado, o PT, que tinha duas vagas com Brunetto e Alexandre César, passa a não ter nenhum representante. O ex-prefeito de Nova Bandeirantes Valdir Barranco (PT), enquadrado como ficha-suja, aguarda decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para "descongelar" os votos sub judice e garantir a bancada petista na Assembleia, ocupando a vaga que hoje pertence a Pery Taborelli (PV).

Mário Okamura

7e50278e50c3f6106f60e050572ef103.jpg

Dos 24 deputados estaduais, somente 13 conseguiram se reeleger neste pleito

Asseguraram mais quatro anos no Legislativo os peemedebistas Romoaldo Júnior e Baiano Filho; os republicanos Mauro Savi, Ondanir Bortolini, o Nininho, Emanuel Pinheiro, Wagner Ramos e Sebastião Rezende; e Walter Rabello, Pedro Satélite e Zé Domingos, todos do PSD. Além de Guilherme Maluf (PSDB), Dilmar Dal Bosco (DEM) e Zeca Viana (PDT). Mauro Savi foi campeão de votos com 55.223 sufrágios.

A menor votação, entre os eleitos e/ou reeleitos foi a do ex-secretário de Governo de Sinop, Silvano Amaral (PMDB), que obteve 15.310. Entre os estreantes estão Janaína Riva (PSD) e o ex-prefeito Oscar Bezerra (PSB), ambos com base eleitoral em Juara. Taborelli e Wancley Carvalho (ambos do PV), que tinham mandatos de vereador por Várzea Grande e Pontes e Lacerda, respectivamente, também estreiam na Assembleia.

Outro que assegurou uma vaga é o irmão do deputado estadual Luiz Marinho, o empresário Eduardo Botelho (PSB). Já os ex-prefeitos de Cuiabá e de Rondonópolis Wilson Santos (PSDB) e Zé do Pátio (Solidariedade), respectivamente, retornam ao Parlamento após percalços nas carreiras políticas. Com cinco deputados, o PR terá a maior bancada. Em seguida aparece o PSD, com quatro. PMDB, PSDB e PSB elegeram três parlamentares cada. PDT e PV elegeram dois deputados cada, enquanto DEM e Solidariedade garantiram bancadas de apenas um representante.

Com apenas 25 anos, Janaína não é apenas a única mulher a obter mandato, é a mais jovem parlamentar. O mais velho, com 70 anos, é o ex-prefeito de Tangará da Serra Saturnino Masson (PSDB).





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/406309/visualizar/