Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sexta - 02 de Janeiro de 2015 às 11:19

    Imprimir


Um dos motivos pelos quais a universidade sueca consegue manter um alto nível de pesquisa e inovação
Um dos motivos pelos quais a universidade sueca consegue manter um alto nível de pesquisa e inovação

Com um orçamento anual de cerca de R$ 50 mil por estudante, a USP (Universidade de São Paulo) e a Universidade de Uppsala, na Suécia, conseguem se manter como as melhores universidades de seus países. No entanto, a comparação entre as duas instituições, com base em rankings mundiais, mostra uma diferença que chega a mais de cem posições.

Em 2014, o Times Higher Education World University Rankings, um dos principais rankings do mundo, classificou a Uppsala em 98º lugar, enquanto a USP ficou na categoria 201-225º. São, no mínimo, 103 posições de diferença.

Para Olle Janson, vice-reitor substituto da universidade sueca, um dos pontos mais fortes da instituição é a pesquisa. Enquanto a USP gasta grande parte de seu orçamento com pagamento da folha de funcionários, cerca de 70% da verba anual da Uppsala, ou R$ 1,3 bilhão (3,9 bilhões de coroas suecas), são destinados à pesquisa e aos programas de doutorado da universidade.

— Nós incentivamos os alunos a pensarem de forma independente, a não se limitarem ao que está sendo apresentado em sala de aula e buscar as áreas que mais lhes interessam para pesquisa e inovação.

Um dos motivos pelos quais a universidade consegue manter um alto nível de pesquisa e inovação, que garantiu muitos pontos a favor da instituição no ranking mundial, é a constante colaboração entre os diferentes setores da Uppsala.

— Nós tentamos fazer com que os diferentes ramos das Ciências trabalhem juntos para resolver os problemas do mundo.

Fundada em 1477, a Universidade de Uppsala mescla “as tradições que vêm sem sendo construídas há centenas de anos, mas sem ter medo de inovar e pensar no futuro”, disse Janson, em entrevista para o R7.

— Nós temos uma tradição de mudança, sempre tentamos fazer as coisas de formas diferentes e melhores. Essas transformações foram essenciais para o desenvolvimento da universidade até aqui e precisamos fazer com que esse trabalho seja cada vez mais efetivo se quisermos melhorar ainda mais.

Em 2010, a Uppsala aparecia na posição 147 do ranking citado anteriormente. Hoje, quatro anos depois, a universidade conseguiu subir 49 posições. Somente do ano passado para 2014 foram 13 posições acima, de 111º para 98º.

Uma das áreas em que a universidade está investindo para alavancar ainda mais este crescimento é o de intercâmbio de estudantes. Anneli Waara, assessora de imprensa sênior e que trabalha com comunicação internacional da universidade, explica o contato com diferentes culturas e modos de vidas também é vital para o desenvolvimento da Uppsala e de seus alunos.

— A cidade de Uppsala tem um ambiente ótimo para estudantes e, na universidade, nós temos as casas estudantis onde todos os alunos podem se engajar em diferentes atividades sociais, que facilitam o entrosamento entre eles e também os encoraja a tomar papeis de liderança e organização.

A Uppsala tem cerca de 2.000 estudantes estrangeiros, que representam apenas 4% do total de estudantes. Na USP, o número de alunos de fora do País é quase o mesmo da Uppsala, são pouco mais de 2.300 estrangeiros, que formam 2,5% do corpo de estudantes.

“Nós estamos tentando ampliar a quantidade de bolsas de estudo para atrair mais estudantes de fora da Suécia e, junto com outras universidades suecas, estamos desenvolvendo um projeto para intensificar a pesquisa internacional em regiões específicas, entre elas, o Brasil”, disse Anneli.

— Acredito que este seja um dos pontos que fará com que a universidade consiga se desenvolver ainda mais, porque poderemos usar o que aprendermos de melhor com cada experiência de vida que os alunos nos trouxerem.

Em 2015, a Uppsala e a Universidade de Lund, também sueca, planejam fazer seminários no Brasil sobre pesquisa em conjunto com a Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo). Mais informações serão divulgadas em breve pela universidade.





Fonte: Do R7

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/406338/visualizar/