Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Quinta - 15 de Janeiro de 2015 às 17:46

    Imprimir


TIAGO QUEIROZ / ESTADÃO CONTEÚDO
Santa Casa passa por uma das piores crises de sua história
Santa Casa passa por uma das piores crises de sua história

O atual provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, o advogado Kalil Rocha Abdalla, pode estar com os dias no cargo contados. Membros da instituição já conseguiram reunir cerca de 120 assinaturas para convocar uma assembleia geral extraordinária e colocar a renúncia de Abdalla em pauta.

Segundo um empresário e membro da irmandade que preferiu não ser identificado, “basta um quinto dos irmãos favoráveis, conforme regimento da instituição, para protocolar o requerimento na provedoria”.

— Conseguimos as cem assinaturas no final do ano passado. Porém, muitos irmãos, que estavam viajando por conta das férias, souberam da movimentação e mostraram interesse em participar. Por isso, resolvemos esperar para coletar outros nomes e dar mais força ao documento.

Outro membro da irmandade e também médico da Santa Casa há 40 anos acredita que “para resgatar a credibilidade da instituição, provedoria e mesa administrativa precisam ser substituídas”.

— Duvido que exista alguém desonesto na mesa administrativa e até acho que ninguém sabia da situação real, mas como conselheiros deveriam fiscalizar. Não sou juiz nem policial, mas as auditorias mostraram os fatos, por isso assinei o requerimento.

O médico recorda o período de crise que a instituição e o corpo clínico passaram no final do ano passado, "sem agulha para aplicar o medicamento no paciente e material para realizar alguns procedimentos e cirurgias".

A articulação dos membros da irmandade começou após as diversas denúncias de superfaturamento e irregularidades na administração da entidade. A crise financeira foi agravada durante a gestão de Abdalla, quando o déficit passou de R$ 80 milhões para R$ 800 milhões.

Para o empresário, “foi uma surpresa para muitos de nós [irmãos] saber que a Santa Casa tinha tantas dívidas e irregularidades, como apontou a auditoria encomendada pela Secretaria Estadual da Saúde”.

— Era de conhecimento de muitos irmãos que a gestão do Kalil precisava de mudanças e estava ineficiente, mas não tínhamos conhecimento de tanta irregularidade.

Como funciona a gestão

A irmandade da Santa Casa é constituída por cerca de 500 integrantes de várias categorias e escolhidos entre membros da sociedade. A cada três anos, é eleita a mesa administrativa composta por apenas 49 deles e o provedor, que atuam como uma espécie de conselheiros e têm a função de fiscalizar e controlar o patrimônio da instituição filantrópica e privada.

No momento, são esses irmãos que estão com o poder nas mãos para mudar a história da Santa Casa, já que, o gestor não é remunerado por sua função e, portanto, não pode ser demitido.

Caso Abdalla anuncie a renúncia definitiva ao final da licença de 90 dias que pediu em dezembro do ano passado, deverão ser convocadas novas eleições para a provedoria, na qual os 500 membros da irmandade elegem o novo líder da maior instituição filantrópica da América Latina, explica o empresário.

— Na história do hospital, a tradição é sempre ter uma única chapa. Apenas em duas ocasiões a Santa Casa contou com uma oposição, sempre com o Kalil concorrendo.

À frente da Santa Casa desde 2008 e reeleito em abril do ano passado, o atual provedor ocupa pela terceira gestão consecutiva o cargo, que é equivalente ao diretor principal da entidade.

Pelas regras, qualquer irmão pode montar uma chapa com 50 nomes da irmandade e se candidatar ao cargo até cinco dias antes das eleições, conforme o estatuto da entidade. No entanto, até o momento não há candidatos.

Destituição do atual provedor

Outra maneira de convocar uma assembleia extraordinária seria 51% da mesa administrativa se mostrar favorável à saída de Abdalla. A terceira forma seria o vice-provedor, Ruy Altenfelder, fazer o pedido formalmente. No entanto, ele assumiu a cadeira de Abdalla nesse período de afastamento do cargo, “sem contar que eles são da mesma chapa”, lembra o cardiologista Bruno Bueno, funcionário que integra o movimento Santa Casa Viva, criado também para pedir a renúncia do provedor.

— O grande problema da Santa Casa hoje é a falta de credibilidade e a única maneira disso voltar é trocar toda a gestão. Por isso, estamos esperançosos que os irmãos exerçam seu poder.

Um membro da diretoria da Santa Casa que preferiu não ser identificado concorda que “a entidade perdeu a credibilidade perante a opinião pública” e pede mudanças.

— A população e o corpo clínico estão sendo penalizados. Precisamos de uma solução imediata.

Assim como ele, o médico e membro da irmandade é otimista e acredita na modernização do sistema de gestão.

— O estatuto da empresa é muito antigo e precisa de ajustes. Na pior crise, quem sabe isso aconteça e salve a Santa Casa. Estamos na torcida para o hospital sair dessa situação.





Fonte: Do R7

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/407143/visualizar/