Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Sexta - 21 de Setembro de 2012 às 14:06

    Imprimir


Divulgação / Prevfogo
Incêndio atingiu parte do Morro de São Jerônimo
Incêndio atingiu parte do Morro de São Jerônimo

Uma equipe de brigadistas tenta controlar um foco de incêndio que fica próximo aos paredões do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, distante 60 quilômetros de Cuiabá. De acordo com a administração do parque, apesar de não ser um foco extenso, o incêndio está localizado em uma área de difícil acesso.

Cecílio Pinheiro, gerente do parque, afirmou ao G1 que uma equipe de cerca de 10 brigadistas se deslocou para a região na madrugada desta sexta-feira (21). “O fogo não é tão grande quanto os outros focos que atingiram o parque, mas está em uma área de encosta”, explicou. Ainda de acordo com Pinheiro, os brigadistas tiveram que levar equipamentos para chegar até o local. “Este foco está na área dos paredões verticais. A equipe levou cordas para auxilio e segurança porque só escalando para chegara chegar lá”, pontuou.

Os brigadistas atuam na área desde o dia 7 de setembro, quando um grande incêndio atingiu o parque e consumiu uma área equivalente a mais de três mil campos de futebol. Mesmo com o fogo controlado, ainda existem vários focos de incêndio espalhados pelo parque.  “São pontos isolados e focos pequenos, mas estamos fazendo rondas de monitoramento”, garantiu Cecílio Pinheiro.

Reabertura do parque
Os pontos turísticos do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães foram liberados para visitação nesta quinta-feira (20). A visita de turistas havia sido proibida por conta do incêndio que atingiu o parque e poderia por em risco a saúde das pessoas.

Mesmo com focos de incêndio em alguns pontos, de acordo com a analista ambiental do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Carolina Potter, o fogo já foi controlado nas localidades do Véu das Noivas, Circuito das Cachoeiras e no Morro de São Jerônimo, após intensivo trabalho dos brigadistas que combateram as chamas. 





Fonte: Do G1 MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/40814/visualizar/